Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26801
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Competências docentes para o ensino superior em Administração: a ótica dos graduandos de três universidades da Bahia
Título(s) alternativo(s): Organizações & Sociedade
Autor(es): Silva, Jader Cristino de
Paixão, Roberto Brazileiro
Silva, Ana Paula da
Alves, Marcus Vinícius Pereira
Autor(es): Silva, Jader Cristino de
Paixão, Roberto Brazileiro
Silva, Ana Paula da
Alves, Marcus Vinícius Pereira
Abstract: Fruto de uma pesquisa mais ampla sobre docência superior no campo da Administração, este artigo buscou identificar quais as competências que compõem o perfil do professor excelente na área de Administração na ótica dos próprios estudantes de graduação em Administração. A pesquisa adotou uma abordagem qualiquantitativa, utilizando-se do Discurso do Sujeito Coletivo como estratégia de análise dos dados. O material empírico foi coletado junto a 87 estudantes de graduação de três universidades da Bahia. A partir da análise do material empírico, identificou-se 44 competências caracterizadoras do professor excelente na área de Administração, embora somente 22 delas foram mais profundamente analisadas devido ao quesito representatividade. Convém ressaltar que tais competências corroboram as pesquisas anteriores sobre o tema (MARSH, 1991; FRIEDMAN, 1999; LOWMAN, 2007; PAN et al., 2009; DELANEY et al., 2010) e, em certa medida, acrescentam detalhes a partir da apresentação dos discursos coletivos.
Palavras-chave: Competências do professor excelente
Docência em administração
Ensino superior
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26801
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.