Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26768
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Avaliação de cursos a partir de seus usuários: análise de expectativas e perspectivas
Autor(es): Rodrigues, Luzia Coelho
Paixão, Roberto Brazileiro
Duarte, Francisco Ricardo
Autor(es): Rodrigues, Luzia Coelho
Paixão, Roberto Brazileiro
Duarte, Francisco Ricardo
Abstract: A pesquisa teve como objetivo principal analisar a avaliação que egressos de dois cursos de especialização, do Programa PNAP, fazem sobre a formação recebida. O estudo avaliativo foi respaldado na literatura sobre avaliação de programas educacionais, com abordagem centrada em usuários, como consumidores dos serviços ofertados. As categorias avaliativas emergiram da análise de conteúdo de documentos escritos pelos usuários antes e depois da formação. A abordagem avaliativa possibilitou a identificação de aspectos avaliativos dos cursos e das contribuições da formação para as práticas de gestão dos profissionais qualificados. A análise comparativa, ex ante e ex post, revela que as expectativas iniciais foram contempladas com a formação e aponta interesse dos usuários na avaliação de aspectos organizacionais do curso. Resultados permitem refletir sobre ampliação, em ambiente virtual, de oportunidades de interação entre os participantes e entre aluno e conteúdo. Aspectos relacionados à estrutura física não foram apontados na pesquisa.
Palavras-chave: Avaliação
Lato Sensu
Expectativas
Programa PNAP
Avaliação de egressos
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26768
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.