DSpace

RI UFBA >
Escola de Administração >
Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA) >
Artigos Publicados em Periódicos (NPGA) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26747

Title: O contexto da criação e o desenvolvimento epistemológico da Escola de Administração da UFBA
Authors: Santos, Reginaldo Souza
Keywords: Epistemologia;Escola de Administração da UFBA
Issue Date: 2009
Publisher: UFBA
Abstract: Este ensaio trata de interpretar a epistemologia do conhecimento produzido pela Escola de Administração na trajetória de seus cinquenta anos de existência, tomando como objeto de consideração a indissociabilidade entre a atividade de ensino, de pesquisa e de extensão. A conclusão a que se chega é que essa é uma situação que não se impõe pelo desejo e sim pela lógica empírica dos acontecimentos. E essa lógica diz que, em situação de desvantagem comparativa, a indissociabilidade não existe. No estágio inicial, a pesquisa não existe, prevalecendo de maneira soberana o ensino, com a extensão tendo papel subsidiário. Só num estágio avançado da pesquisa é que podemos vislumbrar a possibilidade de indissociabilidade, mesmo assim de forma hierarquizada, na qual a pesquisa tem o poder de condicionar o movimento e o ritmo do ensino e da extensão.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26747
ISSN: 2525-5495
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (NPGA)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
O Contexto da Criação e o Desenvolvimento Epistemológico da Escola de Administração da UFBA.pdf493.08 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA