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Title: Arqueologia da Imagem: uma pesquisa sobre a expressão do inconsciente nas imagens artísticas fixas e bidimensionais e nas ilustrações científicas
Authors: Brandão, André de Faria
???metadata.dc.contributor.advisor???: Souza, Licia Soares de
Keywords: Arqueologia da imagem;Inconsciente;Psicologia;Arqueologia;Artes visuais
Issue Date: 25-Jul-2018
Abstract: A pesquisa refletiu sobre conceitos interdisciplinares e aspectos teóricos que poderiam definir uma possível Arqueologia da Imagem. Nossa fundamentação teórica recorreu às bases epistemológicas da psicologia pré-científica, da psicologia científica, da arqueologia e das artes visuais. As inspirações para a criação do método vieram fundamentalmente das áreas da psicologia da forma (Gestalt), da psicologia mentalista, principalmente em relação à psicologia profunda, em Freud e em Jung, da história da arqueologia e do automatismo nas artes visuais, propondo a criação de novos termos e de novas abordagens. Conteúdos arqueoimagéticos se expressariam nas imagens em estado latente, sendo que estes seriam originalmente provenientes de um plano mnemônico, inconsciente e infinito. A nossa pesquisa averiguou como o método arqueoimagético, juntamente com a aplicação das suas técnicas, poderia contribuir para uma prospecção experimental das arqueoimagens que estariam contidas nos estratos do grande sítio arqueoimagético e que se expressariam nas imagens através de elementos gráficos e conteúdos simbólicos que denominamos de fragmentos arqueoimagéticos e de vestígios arqueoimagéticos. Após a experimentação do método arqueoimagético em uma criteriosa seleção de imagens artísticas fixas e bidimensionais, e de ilustrações científicas, de diferentes períodos da história, seguindo critérios como atemporalidade, diversidade cultural e diversidade de linguagens, fizemos a descrição dos resultados alcançados. O método utilizado se mostrou satisfatório, devido ao fato de termos conseguido prospectar conteúdos arqueoimagéticos que estavam presentes, de forma latente, nas imagens.
This research reflected on interdisciplinary concepts and theoretical aspects that could define a possible Archeology of the Image. Our theoretical foundation resorted to the epistemological bases of pre-scientific psychology, scientific psychology, archeo-logy and visual arts. The inspirations for the creation of the method came mainly from the areas of form psychology (Gestalt), mentalist psychology, especially in relation to the deep psychology in Freud and Jung, of the history of archeology and automatism in the visual arts, proposing the creation of new terms and new approaches. Archeoima-getic contents would be expressed in latent images, which would originally have come from a mnemonic, unconscious, and infinite dimension. Our research sought to check how the archeoimagetic method, together with the application of its techniques, could contribute to an experimental exploitation of the archaeoimages that would be contained in the strata of the great archeoimagetic site and that would be expressed in the images through graphical elements and symbolic contents that were named as archeoimagetic fragments and archeoimagetic traces. After the experimentation of the archeoimagetic method in a careful selection of fixed and two-dimensional artistic images and scientific illustrations from different periods of history, following criteria such as timelessness, cultural diversity and diversity of languages, we have described the results achieved. The method used proved to be satisfactory, due to the fact that we were able to prospect archaeoimagetic contents that were latently present in the images.
La investigación reflexionó sobre algunos conceptos que formaron las bases teóricas para la psicología, aspectos que podrían definir una posible Arqueología de la Imagen. Nuestra fundamentación teórica recurrió a las bases epistemológicas de la psicología pre-científica, de la psicología científica, de la arqueología y de las artes visuales. Las inspiraciones interdisciplinares para la creación del método vinieron fundamentalmente de las áreas de la psicología de la forma (Gestalt), de la psicología mentalista, principalmente en relación a la psicología profunda, en Freud y en Jung, de la história de la arqueología, y del automatismo en las artes visuales, proponiendo la creación de nuevos términos, así como el rescate y la asimilación de contenidos arqueoimagéticos que se expresan en las imágenes en estado latente. Siendo que estos contenidos provenían originalmente de un plano mnemónico, inconsciente e infinito. La hipótesis que estamos proponiendo, procura averiguar cómo el método arqueoima-gético, junto con la aplicación de sus técnicas, podría contribuir a una exploración experimental de las arqueoimagens que estarían contenidas en los estratos del gran sitio arqueoimagético y que se expresan en las imágenes a través de elementos gráficos y simbólicos que fueron denominados fragmentos arqueoimagéticos y de vestigios arqueoimagéticos. Después de la experimentación del método arqueoimagético en una cuidadosa selección de imágenes artísticas fijas y bidimensionales, y de ilustraci-ones científicas, de diferentes períodos de la história, hicimos la descripción de los resultados. De acuerdo con nuestros experimentos, el método utilizado se mostró satisfactorio, debido al hecho de haber logrado prospectar varios contenidos arqueoima-géticos que se encontraban de forma latente en las imágenes.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26703
ISBN: Tese
ISSN: Tese
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