Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26686
Tipo: Dissertação
Título: O DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UM DESAFIO POSSÍVEL?
Autor(es): Morais, Raimundo Daltro Conceição
Autor(es): Morais, Raimundo Daltro Conceição
Abstract: Esta é uma pesquisa qualitativa de base interpretativista. Fundada nas hostes da Linguística Aplicada, o trabalho deu-se no contexto de Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde investigou-se o processo de ensino de inglês como língua estrangeira, focando, mais especificamente, no desenvolvimento da habilidade de leitura, a partir do trabalho de dois professores de inglês, sendo um deles, o próprio pesquisador. O aporte teórico trouxe autores como Mendes (2008), Saviani (2015), Freitag (1987), Siqueira (2014), Scheyerl (2012), entre outros. Os procedimentos e instrumentos de geração de dados foram um questionário para a professora colaboradora, uma entrevista semi-estruturada, observações de aula da docente participante e do próprio pesquisador. Entre os resultados, pode-se concluir que o processo de ensino de língua inglesa em tal contexto enfrenta grandes dificuldades e precisa ser repensado e redimensionado, visando à concretização de, pelo menos, o desenvolvimento da habilidade de leitura. Como era de se esperar, o papel do professor é de suma importância para que tal realidade passe por algum tipo de mudança que, ao longo do tempo, possa levar os alunos de EJA a se engajar nas aulas de inglês e se sentir capazes de angariar um conhecimento básico da nova língua.
This is a research of qualitative nature and of an interpretativist basis. Founded on the orientations of Applied Linguistics, the study took place in the context of Education for Young Adults and Adults (EJA), where the process of teaching English as a Foreign Language, with a focus on reading skills, was investigated. Two participants comprised the work, an EJA teacher and the researcher himself. The theoretical basis brought the works of authors like Mendes (2008), Saviani (2015), Freitag (1987), Siqueira (2014), Scheyerl (2012), among others. Procedures and instruments for data generation were a questionnaire to the teacher, a semi-structured interview, and classroom observation. In this latter case, both the teacher and the researcher were observed. Among the results, it was possible to conclude that the process of teaching English as a foreign language faces serious difficulties and it does need to be rethought and reframed, envisioning, at least to a certain extent, the development of students’ reading skills. As expected, the teacher’s role is extremely important in order to have such a reality go through some type of change which, along the time, can have EJA students engage in their English classes in order to feel able to really acquire some knowledge of the new language.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Ensino de inglês como LE
Leitura
Mudança de atitude
CNPq: Letras
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26686
Data do documento: 20-Jul-2018
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLINC)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.