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Title: IMPRENSA FEMININA E DISCURSO IDEOLÓGICO NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DA MULHER: UM ESTUDO COMPARATIVO DOS ANOS 30 COM A ATUALIDADE SALVADOR – BA 2015
Authors: Vitorino, Mara Cristine
???metadata.dc.contributor.advisor???: Heine, Lícia Maria Bahia
Keywords: Análise do discurso;Mulheres na imprensa - Análise do discurso;Revista feminina, 1930-1936;Revistas brasileiras
Issue Date: 18-Jul-2018
Abstract: Esta tese de Doutorado, resultado de pesquisa iniciada no Mestrado em Letras da Unioeste (2004), e ampliada no Doutorado em Língua e Cultura do Instituto de Letras da UFBA (2011-2015), tem como objetivo estudar a tessitura do discurso dirigido à mulher a partir da Análise Dialógica do Discurso, estudando os conceitos do arcabouço teórico de Mikhail Bakhtin. Os corpora da pesquisa são propagandas dirigidas à mulher, veiculadas na Revista Feminina (1930-1936) e em Claudia (2011-2013). A partir do recorte pelos eixos temáticos de saúde, alimentação e beleza, realizou-se uma criteriosa análise dos corpora, sob as lentes teóricas de Mikhail Bakhtin, especialmente Marxismo e filosofia da linguagem: problemas do método sociológico na ciência da linguagem (BAKHTIN/VOLOCHINOV, [1929] 2002), Estética da criação verbal (BAKHTIN, [1963] 2011), com tradução direta do original em russo, e Problemas da poética de Dostoiévski (BAKHTIN, 2008). Além de analisarmos as propagandas nas referidas revistas, também lançamos olhar a algumas reportagens, buscando pistas no nível discursivo a fim de se verificar a imagem feminina ali reproduzida. A hipótese da pesquisa é de que o discurso muda de uma época para outra, mas mantém-se os signos, os traços e os efeitos de sentido, numa teia dialógica entre presente e passado. Na tese, percebeu-se a Língua, como reflexo vivo de uma dada realidade, pelo e no discurso, contribui na formação ―ideal‖ da identidade da mulher brasileira. O trabalho, na área de estudos do discurso, tem como metodologia a dialética e seus principais resultados a serem mostrados ao longo dos capítulos apresentados nos levam à identificação de poucas mudanças no sentido ideológico do discurso, apesar de haver mudanças significativas na forma de comunicação e na expressão da linguagem.
This doctorate thesis, as a result of a research began with the Master Degree in Language at Unioeste (2004), and it was spread for the Doctorate in Language and Culture (2011-2015) has the objective of studying through the contexture of female identity under the support from the Dialogic Discourse Analysis and from the sign linguistics studies, under Mikhail Bakhtin theoretical construction, making parallels with the history, the sociology and, mainly through the contemporary linguistics. The research corpora are advertisements directed to woman published in the Female Magazine (1930-1936) and Claudia Magazine (2011-2013). From magazine clipping through the thematic axis of health, food and beauty it was done a sensible analysis of the corpora, under the theoretical lens of Mikhail Bakhtin, specially from the Marxism and philosophy of language: sociologic method problem in the language science (BAKHTIN/VOLOCHINOV, [1929] 2002), Esthetic of verbal creation (BAKHTIN, [1963] 2011), with Russian original direct translation, and Dostoiévski´s Problems of poetry (BAKHTIN, 2008). The analysis methodology also had as support the historical contextualization and the areas of two magazines distribution. The project hypothesis in which the discourse change from time to time, but keep their ideological signs, traces, meaning effect and the past dialogism, was confirmed according to what is exposed on the work sections long on the subject matter. On thesis, it was realized that the language, while a live reflection of a given reality is completed through and in the discourse and there are its most valuable formation trace of the Brazilian woman.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26641
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