Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26597
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Envelhecimento e intergeracionalidade: Conhecendo o percurso singular de uma estudante idosa na Universidade Federal da Bahia
Autor(es): Santos, Liss Cláudia de Souza
Autor(es): Santos, Liss Cláudia de Souza
Abstract: Em decorrência das mudanças nas taxas de fecundidade, natalidade e aumento da expectativa de vida, o número de idosos no Brasil tende a crescer com o passar do tempo. Atualmente, no que diz respeito à universidade, os idosos encontram-se em minoria, muitas vezes vistos com um olhar estigmatizador. Diante disso, este trabalho tem por objetivo compreender como se dá o percurso singular de uma estudante idosa no contexto do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Bahia. Trata-se de um estudo de caso de caráter qualitativo, no qual foram realizadas entrevistas abertas e prolongadas, registradas de maneira audiovisual, com uma idosa estudante do curso de Fonoaudiologia da UFBA. Os dados foram coletados, transcritos e analisados de acordo com a concepção teórico-metodológica deste projeto, de caráter histórico cultural, que se orienta ao dialogismo como situação de uso efetivo da linguagem. A partir de uma análise das falas do sujeito, foi percebido que por vezes o idoso é colocado em uma posição em que parece não haver mais espaço para ele, no qual há um estranhamento em ambientes compostos predominantemente por jovens. Ademais, observou-se a importância dos contatos intergeracionais para a construção e desconstrução de preconceitos, tendo em vista o ganho mútuo adquirido através das trocas de saberes e experiências.
Palavras-chave: Envelhecimento
Linguagem
CNPq: Ciências da Saúde
País: Brasil
Sigla da Instituição: ICS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26597
Data do documento: 17-Jul-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fonoaudiologia (ICS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017 LISS CLÁUDIA DE SOUZA SANTOS.pdf2,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.