Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26581
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Perfil do ambulatório de voz no serviço de fonoaudiologia de um hospital universitário da cidade de Salvador, Bahia, no período de 2008 a 2016
Autor(es): Cruz, Kétsia Santana
Autor(es): Cruz, Kétsia Santana
Abstract: O serviço de voz do Ambulatório Magalhães Neto/ Complexo HUPES foi o objeto de estudo deste trabalho. Desde 2008 esse ambulatório é campo de estágio dos graduandos em fonoaudiologia da UFBA, oferecendo atendimento fonoaudiológico aos usuários do SUS com queixa de disfonia. O presente estudo contribuirá para compreender o serviço e seus usuários, a fim de buscar novos caminhos e estratégias para obter melhor desempenho do atendimento prestado aos usuários. Trata-se de um estudo retrospectivo exploratório observacional. Os dados foram levantados a partir das informações registradasnos prontuários dos usuários atendidos no Ambulatório de voz entre 2008 e 2016. As informações foram divididas em três eixos: (i) perfil sóciodemográfico da população atendida no referido ambulatório; (ii) características clínicas dos pacientes e (iii) características do processo fonoterapêutico. Os resultados demonstram que a população atendida no ambulatório de voz é composta por adultos, do sexo feminino, inseridos no ensino médio de educação, provenientes de Salvador- Ba. As alterações estruturais mínimas são as lesões laríngeas predominantes nesta população em geral. Os pacientes realizam de 5 a 12 sessões fonoterapêuticas, porém registra-se alto número de abandono da terapia. Conclui-se que através deste estudo foi possível analisar o perfil da população atendida, bem como as caracteristicas do serviço de voz do Ambulatório Magalhães Neto.
Palavras-chave: Disfonia
Saúde Pública
CNPq: Ciências da Saúde
País: brasil
Sigla da Instituição: ICS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26581
Data do documento: 16-Jul-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fonoaudiologia (ICS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016 KÉTSIA SANTANA CRUZ.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.