Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26574
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Caracterização clínica do sistema estomatognático na distrofia muscular de Duchenne: descrição de série de casos
Autor(es): Jesus, Mariana Souza de
Autor(es): Jesus, Mariana Souza de
Abstract: A distrofia muscular de Duchenne (DMD) é uma doença neuromuscular hereditária progressiva, de herança recessiva ligada ao cromossomo X. As manifestações clínicas se iniciam na infância com enfraquecimento muscular progressivo. Objetivo: Descrever as condições estruturais e funcionais do sistema estomatognático dos indivíduos com Distrofia Muscular de Duchenne atendidos no Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (Salvador- BA). Metodologia: Estudo observacional, descritivo de série de casos, delineado para descrever as alterações morfofuncionais dos indivíduos com Distrofia Muscular de Duchenne (DMD). Foram incluídos dez sujeitos do sexo masculino, entre 4 e 23 anos, com diagnóstico confirmado de DMD. O protocolo AMIOFE foi aplicado. Resultado: As principais alterações observadas estavam relacionadas à respiração, mastigação e deglutição. Discussão: A DMD determina alterações estomatognáticas progressivas que causam prejuízo funcional e afetam o estado nutricional e a qualidade de vida. Conclusão: Os dados respaldam a importância da atuação fonoaudiológica com a finalidade de minimizar o impacto das alterações miofuncionais orofaciais e maximizar a qualidade de vida desses sujeitos.
Palavras-chave: Distrofia Muscular de Duchenne
Fonoaudiologia
Deglutição
Mastigação
Respiração
CNPq: Ciências da Saúde
País: Brasil
Sigla da Instituição: ICS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26574
Data do documento: 16-Jul-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fonoaudiologia (ICS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016.2 MARIANA SOUZA DE JESUS.pdf2,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.