Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26554
Tipo: Dissertação
Título: A experiência do adoecimento e a busca por cuidados na Universidade: narrativas de estudantes do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde da UFBA
Autor(es): Santana, Elvira Rodrigues de
Autor(es): Santana, Elvira Rodrigues de
Abstract: A proposta do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia insere os estudantes em uma nova proposta de ensino superior que demanda novos desafios, perpassando por dimensões pessoais, interpessoais, de carreira, estudo e institucional. O objetivo deste estudo foi identificar aspectos da vida estudantil que afetam a saúde dos estudantes e analisar a relação entre o processo saúde-doença-cuidado e a formação em saúde dos estudantes do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde. Trata-se de um estudo orientado pela abordagem qualitativa, optando-se pela técnica da Entrevista Narrativa (EN). A pesquisa foi realizada com 3 (três) estudantes do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde que apresentaram algum problema de saúde durante a graduação. Através das narrativas, foi possível perceber que o processo de formação no Bacharelado Interdisciplinar em Saúde pode-se configurar um período marcado por ansiedade e outros problemas de saúde, devido à forma como o curso vem sendo operacionalizado para os estudantes que desejam ingressar no curso de medicina ao fim do primeiro ciclo de formação.
Palavras-chave: Saúde de estudantes
Itinerários Terapêuticos
Formação em Saúde
CNPq: Interdisciplinar
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26554
Data do documento: 13-Jul-2018
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEISU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação PPGEISU-Elvira Rodrigues de Santana.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.