Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26525
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Atenção primária à saúde: concepções e práticas de docentes fonoaudiólogos
Título(s) alternativo(s): DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃO
Autor(es): Moura, Débora
Arce, Vladimir Andrei Rodrigues
Autor(es): Moura, Débora
Arce, Vladimir Andrei Rodrigues
Abstract: Objetivo: Analisar as concepções dos docentes dos Cursos de Fonoaudiologia da Bahia sobre Atenção Primária à Saúde (APS) e investigar suas práticas pedagógicas relacionadas ao tema. Métodos: estudo de caso, com abordagem quanti-qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas e análise dos currículos. A análise de conteúdo ocorreu a partir de categorias pré-definidas e categorias que emergiram das respostas coletadas. Resultados: de maneira geral, o estudo mostrou que os sujeitos têm pouco tempo de docência em Saúde Coletiva (SC), com formação acadêmico-profissional apresentando restrita relação com a área, quando comparada às áreas clínicas especializadas, podendo ocasionar dificuldades no desenvolvimento de práticas na APS. Apresentaram fragilidades quanto à concepção da APS, abordando com maior frequência os atributos, acesso e integralidade em detrimento da longitudinalidade e coordenação do cuidado, sugestivo da necessidade de maior aproximação da Fonoaudiologia à APS. Quanto à prática docente, percebeu-se um diálogo inconsistente das ações com os atributos da APS. Conclusões: há desafios quanto ao ensino da APS referentes às concepções e práticas pedagógicas nos cursos de Fonoaudiologia da Bahia. Observa-se fragilidade na apropriação teórica e pedagógica para a efetivação de mudanças no processo ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Fonoaudiologia
desenvolvimento de pessoal
atenção primária à saúde
Sistema Único de Saúde
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: PUC SP
Citação: MOURA, D. ; ARCE, V.A.R. . Atenção Primária à Saúde: concepções e práticas de docentes fonoaudiólogos. Distúrbios da Comunicação, v. 28, p. 130-141, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26525
Data do documento: Mar-2016
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (ICS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Atenção primária à saúde Concepções e práticas de docentes fonoaudiólogos.pdf442,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.