Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26524
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O Núcleo de Apoio à Saúde da Família como espaço de integração educação-trabalho: a experiência do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Bahia
Título(s) alternativo(s): DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃO
Autor(es): Santos, Débora Moura dos
Arce, Vladimir Andrei Rodrigues
Autor(es): Santos, Débora Moura dos
Arce, Vladimir Andrei Rodrigues
Abstract: O presente relato tem como objetivo descrever e analisar a experiência da primeira turma de uma disciplina teórico-prática do curso de graduação em Fonoaudiologia da Universidade Federal da Bahia, junto a uma equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família do município de Salvador, Bahia. A relevância dessa experiência se deve à inserção de estudantes de Fonoaudiologia no espaço que compreende a Atenção Básica, através da Saúde Família, na qual o NASF está inserido, além de proporcionar ao estudante a possibilidade de se reconhecer como futuro profissional habilitado a propor e executar políticas de saúde na Atenção Básica. São apresentadas as ações programadas da disciplina de acordo com as atividades desenvolvidas pelo NASF, como visitas domiciliares, grupos de gestantes, acolhimentos, reuniões do NASF, bem como reuniões deste junto às equipes de Saúde da Família. Como principais resultados deste processo, destacam-se a apropriação pelos estudantes do trabalho desenvolvido pela equipe do NASF, a identificação de alguns desafios do cotidiano do trabalho a serem superados e a contribuição da experiência para o cuidado integral à saúde dos usuários. Isso evidencia que a Fonoaudiologia pode contribuir para a Atenção Básica na realidade de Salvador.
Palavras-chave: Desenvolvimento de Pessoal
Atenção Primária à Saúde
Serviços de Integração Docente-Assistencial
Saúde da Família
Fonoaudiologia
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: PUC SP
Citação: ARCE, Vladimir; SANTOS, D. M. . O Núcleo de Apoio à Saúde da Família como espaço de integração educação-trabalho: a experiência do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Bahia. Distúrbios da Comunicação, v. 26, p. 834-839, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26524
Data do documento: Dez-2014
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (ICS)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.