Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26407
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A Saúde Coletiva na formação: a visão dos estudantes da Graduação em Fonoaudiologia da Universidade Federal da Bahia
Autor(es): Correia, Thais Menezes
Autor(es): Correia, Thais Menezes
Abstract: Este estudo pretende analisar a formação em Saúde Coletiva na visão dos estudantes concluintes do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Bahia. Trata-se de uma pesquisa exploratória na modalidade estudo de caso. Participaram da pesquisa 22 estudantes que cursaram as disciplinas do currículo de 2010. O questionário contendo perguntas fechadas e abertas foi enviado por correio eletrônico. Os dados obtidos foram tabulados com auxílio da ferramenta Googledocs® e analisados segundo a técnica de análise de conteúdo, na modalidade temática. Os resultados apontam uma avaliação positiva dos estudantes sobre a Saúde Coletiva na formação em Fonoaudiologia, pois contribui para a ampliação do olhar sobre a saúde e seus determinantes, apesar do contato tardio com a “prática” e dos problemas enfrentados na relação do curso com os serviços de saúde e as comunidades dos campos de estágio. Conclui-se que é necessário garantir o contato com atividades práticas desde o início do curso e superar as dificuldades entre ensino-serviço e comunidade através da construção de políticas intersetoriais para garantir uma formação integrada.
Palavras-chave: Formação profissional em Saúde
Educação Superior
Saúde Coletiva
Fonoaudiologia
CNPq: Ciências da Saúde
País: Brasil
Sigla da Instituição: ICS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26407
Data do documento: 10-Jul-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fonoaudiologia (ICS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016.1 THAIS MENEZES CORREIA.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.