Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26358
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Associação dos achados clínicos da deglutição e achados da tomografia computadorizada de crânio em pacientes pós-AVE: uma revisão de literatura
Autor(es): Silva, Taís Santos da
Autor(es): Silva, Taís Santos da
Abstract: O acidente vascular encefálico (AVE) é um dos principais motivos de internação no Sistema Único de Saúde, podendo ser uma condição altamente incapacitante. O uso de exames de imagem para o cuidado do AVE é relevante para o diagnóstico diferencial. A tomografia computadoriza (TC) tem sido utilizada como o principal método diagnóstico de imagem para a definição do tratamento do AVE. Dentre os vários fatores que se associam à incapacidade no AVE, destaca-se a disfagia orofaríngea neurogênica, preditora de prejuízos nutricionais, da hidratação, da função pulmonar, do prazer e do equilíbrio social do indivíduo. O objetivo deste estudo é identificar a relação entre os achados da tomografia computadorizada de crânio e disfagia em indivíduos pós-AVE. A busca dos artigos selecionados para este estudo foi realizada em fevereiro de 2017 nas bases de dados SciELO e BVS (Lilacs, IBECS, MEDLINE). No processo de construção do presente artigo, foram localizados inicialmente 23 estudos, sendo que apenas três respeitaram os critérios metodológicos estabelecidos. Foi observado nestes estudos uma discordância com relação à associação da disfagia com a lesão encefálica. As produções científicas apresentadas evidenciam a escassez de estudos na área, dificultando a comparação de seus resultados, além disso, observa-se na maioria destes estudos uma população amostral pouco significante, dando margem a resultados inconclusivos.
Palavras-chave: Transtornos de Deglutição
Acidente Vascular Encefálico (AVE)
Tomografia Computadorizada por raios x
CNPq: CIÊNCIAS DA SAÚDE
País: Brasil
Sigla da Instituição: ICS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26358
Data do documento: 10-Jul-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fonoaudiologia (ICS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017 TAÍS SANTOS DA SILVA.pdf967,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.