Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26351
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Nas entrelinhas da escrita: a influência das notícias e reportagens diante da correlação microcefalia - Zika vírus
Autor(es): Silva, Rebeca dos Santos
Autor(es): Silva, Rebeca dos Santos
Abstract: O surto de casos de microcefalia por Zika vírus (ZIKV) nos anos 2015/16 trouxe muitos olhares para o tema estimulando a produção de diversos estudos que buscavam correlacionar a infecção com a microcefalia e descrever suas repercussões na saúde. Além de estudos que confirmaram a correlação descobriram-se outras complicações surgindo assim a Síndrome Congênita relacionada à Zika (SCZ). Diversos meios de comunicação, principalmente a internet, bombardearam a população com notícias sobre a temática, independente da veracidade, ficando a cargo do leitor fazer a seleção do conteúdo. Isto leva a pensar a respeito de como a mídia pode influenciar a vida das pessoas, em especial as famílias que vivenciam a SCZ e como a forma da divulgação da notícia pode impactá-las. Objetivo: Identificar como portais da web abordam a microcefalia causada pelo Zika vírus e os possíveis impactos das notícias sobre as famílias. Método: Coleta de dados a partir pesquisa na internet por notícias e reportagens que abordem “Zika vírus”; “microcefalia” e “família” entre maio de 2015 a junho de 2017. Resultados: Foram selecionadas 236 notícias de 4 websites escolhidos mediante popularidade e confiabilidade. Observou-se o predomínio de um grupo de comunicação além de identificar 8 categorias mediante tema em foco, em sua maioria trazendo a memória uma relação causal. Conclusão: Reconhece-se a necessidade de discutir o papel da comunicação em saúde na vida dos sujeitos e de como o modelo de atenção à saúde prevalente nas escritas pode influenciar na vida e visão da sociedade sobre o processo saúde-doença.
Palavras-chave: Microcefalia
Zika vírus
Família
Meios de Comunicação
CNPq: CIÊNCIAS DA SAÚDE
País: Brasil
Sigla da Instituição: ICS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26351
Data do documento: 10-Jul-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fonoaudiologia (ICS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017.2 REBECA DOS SANTOS SILVA.pdf360,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.