Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2632
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Notas sobre a construção de casos para ensino
Título(s) alternativo(s): Revista de Administração Contemporânea
Autor(es): Roesch, Sylvia Maria Azevedo
Autor(es): Roesch, Sylvia Maria Azevedo
Abstract: Casos para ensino em Administração são relatos de situações da vida organizacional, construídos com propósitos educacionais específicos. Vêm sendo utilizados na formação gerencial há cerca de cem anos em universidades norte-americanas, e mais recentemente na Europa e na Ásia. No Brasil, são pouco usados, mas o interesse neste método de ensino-aprendizagem nas escolas de administração está ressurgindo, talvez pela proliferação de mestrados profissionais e MBAs. A bibliografia em português sobre o assunto é escassa, muitos professores confundem casos para ensino com estudos de caso e a produção de casos locais é insignificante, se comparada com o acervo de casos estrangeiros disponíveis. Neste artigo enfatiza-se a estrutura e o processo de redação de casos para ensino. Fundamenta-se na bibliografia estrangeira sobre o caso-problema e sobre a narração de textos literários e não literários. É ilustrado com casos nacionais escritos ou orientados pela autora e com casos estrangeiros.
Palavras-chave: Método do caso,
Caso para ensino,
Formação de gestores,
Redação de casos para ensino.
Case method,
Teaching cases,
Management education,
Case writing.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2632
Data do documento: 2007
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (IPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
v7n3a12.pdf361,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.