Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26259
Tipo: Dissertação
Título: COMUNICAÇÃO POPULAR E CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO: A experiência do SASOP com o boletim O Candeeiro no Território do Sertão do São Francisco da Bahia
Autor(es): Rios, Luciana Mendonça
Autor(es): Rios, Luciana Mendonça
Abstract: O contexto do semiárido é marcado historicamente pelo cenário de seca e sofrimento. Nos últimos anos, no entanto, organizações da sociedade civil têm desenvolvido ações que buscam construir uma nova concepção simbólica, mais positiva e menos preconceituosa, com a ideia de Convivência com o Semiárido. Associado a isso, ações de comunicação popular buscam fortalecer esse novo discurso, por meio de narrativas de valorização do semiárido como uma região de diversas riquezas naturais e potencial humano para um desenvolvimento viável. Nesse sentido, o estudo pretende problematizar a contribuição da comunicação popular para o fortalecimento da cultura de convivência com o semiárido, a partir da análise de um boletim impresso, denominado “O Candeeiro”, produzido pela organização não governamental Serviço de Assessoria a Organizações Populares Rurais (SASOP), que assessora famílias agricultoras em Remanso, Casa Nova, Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes, municípios localizados no Território do Sertão do São Francisco.
Palavras-chave: Comunicação popular
Cultura
Convivência com o semiárido
Organizações sociais rurais
CNPq: Cultura e Desenvolvimento
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA MULTIDISCIPLINAR DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26259
Data do documento: 26-Jun-2018
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCULTURA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Luciana_Rios.pdf13,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.