Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26049
Tipo: Dissertação
Título: Acidentes de trabalho com exposição a material biológico em trabalhadores da enfermagem de uma unidade hospitalar pública no Tocantins.
Autor(es): Andrade, Marildes Martins da Silva Rocha
Autor(es): Andrade, Marildes Martins da Silva Rocha
Abstract: Este estudo teve os objetivos de descrever as características dos Acidentes de Trabalho com Exposição a Material Biológico (AT-BEM) entre trabalhadores da enfermagem e relacioná-los às condições e processos atuais de trabalho. Trata-se de estudo transversal, descritivo, de abordagem quanti qualitativa, realizado com a análise dos 146 casos de AT-EMB notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação, que ocorreram em trabalhadores da enfermagem de uma Unidade Hospitalar Pública no Tocantins, entre 2012 a 2015. Foram realizadas observações sistemáticas do ambiente e do processo de trabalho atuais dos TE da instituição. As características das notificações foram agrupadas em três dimensões: sociodemográficas, ocupacionais e relacionadas aos acidentes. Predominaram notificações de AT-EMB em indivíduos do sexo feminino (95,2%), adultos jovens (72,6%), de cor da pele parda (76,0%). Durante as observações foram identificadas situações de riscos para AT-EMB tanto no ambiente como nos processos de trabalho da enfermagem. Os resultados sugerem a necessidade imediata de melhorias nas condições de trabalho, bem como em melhor vigilância no acolhimento do trabalhador acidentado e de seu acompanhamento desde a notificação, a completude do manejo clínico-laboratorial e a alta.
Palavras-chave: Acidentes de Trabalho
Riscos Biológicos
Trabalhadores de Enfermagem
Hospitais Públicos
Tocantins
CNPq: Saúde Coletiva
País: brasil
Sigla da Instituição: ISC-UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pos Graduação em Saúde Coletiva
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26049
Data do documento: 21-Mai-2018
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (ISC)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.