Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26038
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Contribuição dos projetos de MDL brasileiros da indústria de energia para a promoção de tecnologias limpas em prol do desenvolvimento sustentável
Autor(es): Andrade, José Célio Silveira
Silva Júnior, Antônio Costa
Pasini, Kristian Brito
Nápravník Filho, Luciano Angelo Francisco Karel
Ventura, Andréa Cardoso
Autor(es): Andrade, José Célio Silveira
Silva Júnior, Antônio Costa
Pasini, Kristian Brito
Nápravník Filho, Luciano Angelo Francisco Karel
Ventura, Andréa Cardoso
Abstract: Entre os instrumentos do Protocolo de Kyoto, apenas o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) permite a participação de países em desenvolvimento, sendo o Brasil um de seus principais proponentes. O presente artigo busca avaliar a contribuição dos projetos de MDL brasileiros, ligados à indústria de energia, para a promoção de tecnologias limpas em prol do desenvolvimento sustentável. Através da análise de 37 projetos, realizada com base em modelo teórico especialmente construído, verificou-se o baixo desenvolvimento de tecnologias e práticas de produção mais limpas, bem como a incipiente contribuição do MDL para o desenvolvimento sustentável no Brasil. Conclui-se que os projetos de MDL brasileiros avaliados estão longe de atingir o seu propósito fundamental de minimizar as mudanças climáticas e estimular um modelo de desenvolvimento mais limpo através da cooperação entre países industrializados e em desenvolvimento.
Palavras-chave: Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL)
Desenvolvimento Sustentável
Transferência de Tecnologias
Tecnologias Limpas
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UFC
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26038
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.