Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26013
Tipo: Dissertação
Título: Câncer do colo do útero no Estado do Tocantins: características do rastreamento e seguimento das mulheres na rede pública de saúde.
Autor(es): Galvão, Jucimária Dantas
Autor(es): Galvão, Jucimária Dantas
Abstract: Este estudo se propôs descrever e analisar os dados do Programa de Controle do Câncer do Colo do Útero (CCU) no Estado do Tocantins, pela necessidade de se conhecer as características das mulheres rastreadas, o diagnóstico desse tipo de câncer e o seguimento na rede pública de saúde. Os objetivos contemplaram uma avaliação do desempenho do rastreamento, dos indicadores de impacto do Programa de Controle do CCU e da proporção do seguimento dos casos diagnosticados de CCU no Tocantins, no período de 2008 a 2013. Os resultados revelam que foram realizados 522.963 exames citopatológicos e identificou-se 328.719 mulheres rastreadas. Destas, 67,6% realizaram o exame uma única vez, a proporção de mulheres que fizeram três exames foi 8,2% e uma única mulher realizou 15 exames no período estudado. Foram encontrados 9.878 que apresentavam algum tipo de atipia/alteração, dos quais 1.328 referiam lesão de alto grau e carcinoma. Os resultados apresentados podem contribuir para o conhecimento acerca da doença no Tocantins, problematizando as práticas e o alinhamento de todos os níveis de atenção à saúde. O estudo evidencia que há a necessidade da organização do Programa, promovendo o diagnóstico em fase precursora da doença.
Palavras-chave: Programas de Rastreamento
Neoplasias do Colo do Úter
Saúde da Mulher
CNPq: Saúde Coletiva
País: brasil
Sigla da Instituição: ISC-UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pos Graduação em Saúde Coletiva
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26013
Data do documento: 16-Mai-2018
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Final MP. JUCIMARIA D. GALVÃO. 2017.pdf4,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.