|
RI UFBA >
Escola de Administração >
Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA) >
Dissertações de Mestrado Profissional (NPGA) >
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25705
|
Title: | Relações entre autoeficácia docente e otimismo acadêmico: estudos com professores do IF Sertão-PE |
Authors: | Neves, Jackson Manuel |
???metadata.dc.contributor.advisor???: | Paixão, Roberto Brazileiro |
Keywords: | Teoria Social Cognitiva;Autoeficácia docente;Otimismo acadêmico;Eficácia no ensino |
Issue Date: | 9-Apr-2018 |
Abstract: | Esta dissertação possui como objetivo geral verificar relação entre a autoeficácia e otimismo
acadêmico dos professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão
Pernambucano. Para atingir tal objetivo foram desenvolvidos três artigos científicos: o
primeiro estudo objetivou identificar o nível de crença de autoeficácia dos professores bem
como sua relação com variáveis pessoal e de contexto; O segundo estudo objetivou validar a
escala Teacher Academic Optimism Scale for Elementary Teachers, Woolfolk-Hoy (2005),
que mensura tal constructo; E o terceiro estudo buscou-se analisar a relação entre as crenças
de autoeficácia e o otimismo acadêmico dos professores do IF Sertão-PE. Participaram desta
pesquisa professores do IF Sertão-PE distribuídos entre sete campi de atuação, no período de
dezembro de 2016 a fevereiro de 2017. Para traçar o perfil dos docentes da Instituição foi
utilizado o questionário de identificação docente adaptado da pesquisa de Iaochite (2007).
Para o primeiro estudo foi utilizada a escala validada no Brasil por Bzuneck e Guimarães
(2003), que mensura a autoeficácia docente seus dois componentes constitutivos: autoeficácia
pessoal e autoeficácia no ensino. Para o segundo estudo foi utilizada a escala de Woolfolk-
Hoy (2005), que mensura o otimismo acadêmico em seus três componentes constitutivos:
eficácia coletiva, confiança em pais e alunos e ênfase acadêmica. Para atingir o objetivo do
terceiro estudo foram utilizadas as duas escalas citadas nos estudos anteriores. Os trabalhos
permitiram compreender as variáveis pessoais e de contexto que influenciam nas crenças de
autoeficácia docente, também a validação da escala de otimismo acadêmico e a identificação
de relações teóricas empíricas entre os constructos. O trabalho também possibilita a
estratificação dos docentes do Instituto que permitem a elaboração de programas que sejam
mais adequados ao fortalecimento destas crenças dos professores, uma vez que crenças
robustas possibilitam melhores resultados acadêmicos dos alunos. This dissertation aims to verify the relationship between self-efficacy and academic optimism
of the professors of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Sertão
Pernambucano. To achieve this goal, three studies were developed: the first study aimed to
identify the level of teacher self-efficacy beliefs as well as their relationship with personal and
contextual variables; The second study aimed to validate the Teacher Academic Optimism
Scale for Elementary Teachers Woolfolk-Hoy (2005) scale, and the third study sought to
analyze the relationship between the beliefs of self-efficacy and the academic optimism of the
teachers of IF Sertão-PE. Participants in this study were teachers from the IF Sertão-PE,
distributed between seven campus, data were collected from December 2016 to February
2017. A characterization questionnaire was adapted from Iaochite (2007) and used to collect
personal and contextual information. For the first study the scale validated in Brazil was used
by Bzuneck and Guimarães (2003), which measures teacher self-efficacy in its two
constituent components: personal self-efficacy and self-efficacy in teaching. For the second
study, the scale of Hoy (2005) was used, which measures academic optimism in its three
constituent components: collective efficacy, confidence in parents and students, and academic
emphasis. In order to reach the objective of the third study, the two scales cited in the
previous studies were used. The work allowed to understand the personal and context
variables that influence the beliefs of teacher self - efficacy, also the validation of the
academic optimism scale and the identification of empirical theoretical relations between the
constructs. The work also allows the stratification of the Institute's teachers that allow the
elaboration of programs that are better suited to strengthening these teachers' beliefs, since
strong beliefs allow better academic results for the students. |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25705 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado Profissional (NPGA)
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|