Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25690
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A vela de içar do saveiro do recôncavo baiano: o mar que traz é o mesmo que leva uma proposta de exposição museológica
Autor(es): Silva , Hildelita Marques
Autor(es): Silva , Hildelita Marques
Abstract: As exposições são excelentes meios de comunicação e educação. Partindo de uma contextualização teórica sobre exposições como meios de mediação cultural, lançou-se para exemplo prático ao planejamento, desenvolvimento e concepção de exposição temporária “A vela de içar do Recôncavo Baiano: “O mar que traz é o mesmo que leva”. Neste contexto, o projeto de exposição elaborado teve como objetivo uma experiência que insere o espectador nas artes visuais utilizando a vela de saveiro da Bahia com entrelace a arte oriental o kakekmono. Além disso, e também procura satisfazer emocional e culturalmente, despertando o interesse por novas experiências e dados na área representada – artes plásticas. A exposição temporária em espaço aberto apresenta uma única artista: Hildelita Marques.
Las exposiciones son excelentes medios de comunicación y educación. A partir de una contextualización teórica sobre exposiciones como medios de mediación cultural, se lanzó para ejemplo práctico a la planificación, desarrollo y concepción de exposición temporal "La vela de izar del Recôncavo Baiano: El mar que trae es lo mismo que lleva". En este contexto, el proyecto de exposición elaborado tuvo como objetivo una experiencia que inserta al espectador en las artes visuales utilizando la vela de salvamento de Bahía con entrelazado el arte oriental el kakekmono. Además, también procura satisfacer emocional y culturalmente, despertando el interés por nuevas experiencias y datos en el área representada - artes plásticas. La exposición temporal en espacio abierto presenta una única artista: Hildelita Marques.
Palavras-chave: Vela de içar.
Comunicação museológica.
Artes plasticas.
CNPq: Museologia
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Museologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25690
Data do documento: 4-Abr-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Museologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
hildelita-monografia - revisada.pdf3,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.