Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25593
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Aprendendo a aprender: análise de três estudos de caso em aprendizagem organizacional a partir do construtivismo
Autor(es): Rocha, Maria Célia Furtado
Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz
Autor(es): Rocha, Maria Célia Furtado
Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz
Abstract: Este artigo tenta estabelecer nexos entre abordagens do ensino e da aprendizagem, mais familiares ao campo da Educação, e as teorias da aprendizagem organizacional. Identifica, na abordagem cognitivista da aprendizagem organizacional, a tendência a analisar o fenômeno organizacional enquanto processo socialmente construído pela interação entre atores relevantes, infundindo vida própria à organização, em oposição ao tradicional construto de organização como entidade racional. Inclui análise e avaliação crítica de três estudos de caso sobre aprendizagem organizacional, a partir de um olhar de administrador contaminado pelas abordagens construtivistas de Piaget e Vigotsky, as quais sugerem que conteúdo, processo e forma são fatores-chave para a aprendizagem. A análise tende a confirmar lacunas e problemas relativos à incapacidade, ainda persistente, de relacionar dialeticamente indivíduo e contexto.
Palavras-chave: Aprendendo a aprender
Aprendizagem organizacional
Abordagens construtivistas
Indivíduo e contexto
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25593
Data do documento: 2001
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.