Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25522
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Organizações, representações e sincretismo: a experiência de uma empresa familiar que enfrenta mudanças e sucessões de gestão
Título(s) alternativo(s): RAC - Revista de Administração Contemporânea
Autor(es): Waiandt, Claudiani
Davel, Eduardo Paes Barreto
Autor(es): Waiandt, Claudiani
Davel, Eduardo Paes Barreto
Abstract: Organizações familiares são freqüentemente concebidas e definidas com base nos critérios de propriedade, gestão e sucessão com relação a membros de uma família consangüínea. Apesar de estudos recentes enfocarem os aspectos subjetivos desta concepção e definição, pouca atenção tem sido consagrada à dimensão das representações. O objetivo deste artigo é aferir as diferentes representações de dirigentes e funcionários que emergem espaciotemporalmente no discurso dos atores organizacionais, a partir da noção de representações familiares. Para tanto, o estudo se sustenta em evidência empírica oriunda do estudo longitudinal do caso de uma empresa familiar. Os resultados da pesquisa revelam um processo de multiplicidade e sincretismo representacional, à medida que a organização, seus dirigentes e funcionários vão sendo representados, ao longo do tempo, com base no repertório familiar. Além das repercussões da noção de sincretismo representacional para os estudos organizacionais e para o estudo de organizações familiares, são também sugeridos direcionamentos para pesquisas futuras.
Palavras-chave: Organizações familiares
Sincretismo representacional
Representações sociais
Representações familiares
Estudos organizacionais
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: ANPAD
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25522
Data do documento: 2008
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.