Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25510
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Tecnologia social das mobilizações: identidade e participação na gestão de iniciativas museológicas comunitárias
Título(s) alternativo(s): Museologia e Patrimônio
Autor(es): Cezário, Hilda Bárbara Maia
Davel, Eduardo Paes Barreto
Querol, Lorena Sancho
Autor(es): Cezário, Hilda Bárbara Maia
Davel, Eduardo Paes Barreto
Querol, Lorena Sancho
Abstract: O objetivo deste artigo é propor novas estratégias de gestão para iniciativas museológicas comunitárias. Considera-se a participação e a identidade territorial como forças essenciais desse tipo de iniciativa, permitindo o desenvolvimento de processos de gestão mais dinâmicos e territorializados. O resultado da pesquisa é a ‘Tecnologia Social das Mobilizações’ (TMob), composta por quatro mobilizações estratégicas e integradas de forma orgânica (mobilização cultural, mobilização museológica técnica, organizacional e interorganizacional). Fruto de pesquisa qualitativa, análise documental e experiências de museus dentro e fora do Brasil, a TMob busca ser útil para líderes comunitários, empreendedores socioculturais, gestores do setor público, promovendo a proliferação de museus que desencadeiem novos padrões de desenvolvimento inclusivo e sociedades mais equitativas.
Palavras-chave: Museologia social
Gestão de museus comunitários
Identidade territorial
Participação
Tecnologia social
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIRIO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25510
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.