Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25462
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Quem conta um conto aumenta um ponto: reflexões sobre o trânsito intersemiótico nas adaptações cinematográficas do conto “The secret life of Walter Mitty”
Autor(es): AZEVEDO, THALITA CONCEIÇÃO
Autor(es): AZEVEDO, THALITA CONCEIÇÃO
Abstract: A arte de recontar é intrínseca da comunicação. Todavia, quando se trata de literatura, todo recontar, é diversamente criticado e algumas teorias são desenvolvidas para valorar o processo de tradução. Tais questionamentos se intensificam quando se lida com a tradução intersemiótica, pois a mudança de meios abre novas possibilidades e entraves no processo de tradução. Dentro dos diversos meios e maneiras nos quais pode-se transpor uma história, talvez o mais conhecido seja a adaptação cinematográfica. Muitas vezes vista apenas como um processo de seleção e corte, adaptação, em especial a cinematográfica, tende a possuir um ar depreciativo no meio artístico. Entretanto, novas teorias problematizam esse estigma e caracterizam a adaptação como processo criativo. Neste trabalho, busca-se comprovar que o processo adaptativo é um processo de recriação e que as adições feitas na adaptação podem ser assimiladas pelo texto base, modificando-o como uma obra aberta e influenciando outros leitores em suas interpretações. Para tal, utiliza-se as teorias de Haroldo de Campos e Linda Hutcheon como base teórica para a análise das duas adaptações cinematográficas homônimas do conto de James Thurber “The secret life of Walter Mitty”, sendo a primeiro dirigida por Norman Z. McLeod (1947) e mais recente dirigida por Ben Stiller (2013). A análise procura relacionar as três obras, observando as adições feitas nas adaptações e como elas dialogam entre si, dando ênfase as adições que são comuns as duas adaptações.
Palavras-chave: TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA
CINEMA
adaptação cinematográfica
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25462
Data do documento: 7-Mar-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Thalita Conceição 2016.1.pdf504,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.