Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25447
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Estratégias de implementação de políticas de assistência estudantil: experiência da linha de frente em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
Autor(es): Lima, Wandilson Alisson Silva
Davel, Eduardo Paes Barreto
Autor(es): Lima, Wandilson Alisson Silva
Davel, Eduardo Paes Barreto
Abstract: O objetivo deste artigo é discutir, descrever e propor estratégias de implementação de políticas públicas de assistência estudantil com foco nos atores da linha de frente, fundamentadas na efetividade. A perspectiva da efetividade de Sandfort e Moulton (2015) busca a implementação de políticas orientadas para superar os desafios e alcançar a mudança desejada. A metodologia desta pesquisa é qualitativa, por meio de um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – IF Sertão PE. A coleta de dados foi realizada por documentos, entrevistas semiestruturadas e observações diretas. As análises das informações foram realizadas a partir dos principais processos de implementação: adoção de opções viáveis, promulgação da mudança, coordenação das atividades, avaliação das interações e análise de experiências-alvos das políticas de assistência estudantil. Os resultados da pesquisa discutem e fornecem um conjunto de estratégias para cada um desses processos, mantendo-se a aderência ao contexto da assistência estudantil. Essas estratégias de linha de frente, suas implicações e aplicações são apresentadas para que possam ser relevantes em outras instituições de ensino superior.
Palavras-chave: Assistência estudantil
Estratégias de linha de frente
Implementação de políticas públicas
Perspectiva da efetividade
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNB
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25447
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.