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Title: Memória Autobiográfica, Conhecimento prévio e Atividades de Criação em Turma de Teclado em Grupo
Authors: Vasconcelos, Mônica
???metadata.dc.contributor.advisor???: Fonseca, Diana
Keywords: Música - instrução e ensino;Instrumentos de teclado
Issue Date: 5-Mar-2018
Abstract: As experiências docentes com a metodologia de Piano em Grupo em espaços não formais e formais, geraram reflexão acerca da valorização das memórias musicais e do conhecimento prévio que os discentes trazem para a sala de aula e como eles constroem o percurso formativo de aprendizagem em atividades de criação. Esta questão foi ponto de partida para a elaboração da pesquisa a ser aplicada em Curso de Licenciatura em Música na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), localizada na cidade de Feira de Santana, Bahia. Os objetivos da pesquisa foram: 1) Realizar o questionário para esclarecer informações pessoais dos discentes, sua formação musical e o processo de aprendizagem nas aulas de teclado; 2) Estimular a criação de peças a partir das experiências prévias dos discentes, e de um protótipo, modelo para a elaboração da criação musical; 3) Estimular os sujeitos a descrever os processos de criação e 4) Analisar os processos de criação das composições discentes à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. O campo empírico da pesquisa foi a sala de aula, e os investigandos pertenceram a três turmas de Teclado, tendo como participantes, ao total, doze discentes. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, e sendo utilizados os seguintes procedimentos metodológicos de investigação: 1) Observação das histórias de vida dos discentes; 2) Elaboração de uma proposta didática que envolveu a criação de uma composição musical a partir de um protótipo orientado pelos docentes de dois componentes curriculares: Harmonia e Teclado; 3) Aplicação de um questionário que envolveu questões relacionadas a informações pessoais, formação musical e processo de aprendizagem; 4) Descrição dos processos de criação das composições e 5) Análise das composições discentes. Os resultados obtidos na aplicação dessas atividades apontam serem estratégias relevantes: a valorização das experiências prévias dos discentes no processo de aprendizagem, experiências desafiadoras e prazerosas no trabalho criativo e de autoaprendizagem, a motivação na busca pela superação dos problemas e a valorização do processo da atividade, e não só, do produto final.
Teaching experiences in Group Piano Instruction in non-formal and formal learning situations have generated reflection on the value of musical memories and prior knowledge that students bring to the classroom and how they build their learning in creative activities. This question was the starting point for the development of research to be applied in the Bachelor of Music Degree at the State University of Feira de Santana (UEFS), located in the city of Feira de Santana, Bahia. The research objectives were: 1) To carry out a questionnaire to clarify students’ personal information, his musical education, and the learning process in keyboard lessons; 2) To promote the creation of musical pieces taking as point of departure the previous experiences of the students and a prototype model for the development of musical creation; 3) To encourage the subjects to describe their processes of creation; and 4) To analyze the creative process of students' compositions according to the Meaningful Learning Theory. The empirical field of research was the classroom and the twelve subjects were enrolled in three keyboard classes. The methodology applied was of qualitative research and the following methodological research procedures used were: 1) Observation of the of students’ life stories; 2) Development of a pedagogic proposal that involved the creation of a music composition from a prototype guided by the teachers of two curricular components: Harmony and Keyboard; 3) Application of a questionnaire that included questions related to personal information, musical training, and learning process; 4) Description of the the composition’s creative process; and 5) Analysis of students’ compositions. The results obtained in implementing these activities point to the following relevant strategies: the valuation of previous experiences of students in the learning process; challenging and enjoyable experiences in creative work and self-learning; motivation in the quest to overcome the problems; and encouragement to value the activity process in contrast to the end product only.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25412
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