Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25228
Tipo: Livro
Título: Desvendando os limites e possibilidades do E-Gov e do cidadão digital: evidência empíricas da realidade brasileira
Autor(es): Pinho, José Antonio Gomes de
Raupp, Fabiano Maury
Autor(es): Pinho, José Antonio Gomes de
Raupp, Fabiano Maury
Abstract: Este artigo objetiva discutir os limites e possibilidades do cidadão digital a partir da implantação dos governos eletrônicos (e-Gov) na realidade brasileira. O acesso às novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) e o seu uso proficiente pelos cidadãos são condições essenciais para o desenvolvimento da sociedade da informação e do conhecimento. A justificativa de se medir o avanço do acesso às TIC e de seu uso advém do fato de que elas produzem – cada vez mais e com maior clareza – impactos de natureza econômica, social, cultural e política (CGI.br, 2013). O mundo digital configura-se como um contexto em ebulição, as mudanças são rápidas e aceleradas do ponto de vista tecnológico. Por outro lado, as mudanças na área política tendem a ser lentas. Tais mudanças no contexto brasileiro normalmente demandam um longo tempo de maturação. Na contemporaneidade, o tempo da tecnologia é acelerado, enquanto o tempo da política, da democracia e da cidadania é lento. Isso é uma primeira sinalização neste trabalho apontando que, ainda que haja tecnologia, isso não quer dizer nem deve se esperar que imediatamente implique mudanças na área política. O “gap” não é apenas de um tempo para processar a tecnologia, mas, principalmente, um tempo para usar a tecnologia do ponto de vista do incremento da democracia. Essa defasagem de tempo se abate tanto no campo dos governos, do poder, como no campo dos usuários, cidadãos.
Palavras-chave: E-GOV
Governos eletrônicos
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Comitê Gestor da Internet no Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25228
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Livro e Capítulo (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TIC_eGOV_2013_LIVRO_ELETRONICO.pdf3,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.