Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25226
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: "Mulher Cabeça Feita, Mulher Força Perfeita": Estudo de Traços das Yabás em Letras de Canções do Bloco Afro Ilê Aiyê
Autor(es): Oliveira, Monalisa Sacramento de
Autor(es): Oliveira, Monalisa Sacramento de
Abstract: O objetivo central do presente trabalho de conclusão de curso é estudar canções do Bloco Afro Ilê Aiyê, em busca de mapear traços da cultura ancestral iorubana, no que diz respeito aos diversos itãs das Yabás e analisar a interferência das forças dessas orixás na reafirmação da mulher negra. Por meio da interseção entre a concepção histórica extraída do documentário Ilê Aiyê: do Axé Jitolu para o mundo e a memória afetiva da minha família, o primeiro capítulo foi construído com base no surgimento de uma identidade cultural. Foram feitas análises críticas dos intelectuais Stuart Hall, Osmundo Pinho, Antônio Risério, Homi Bhabha e Frantz Fanon. Para falar sobre a mulher negra, especificamente, o segundo capítulo inicia-se com a noção de tradição viva trazida por Hambaté Bâ, seguido com os posicionamentos de autoras como Angela Davis, apresentando as consequências do período de escravização para a posição atual da mulher negra; Sueli Carneiro e Cristiane Cury, com as reflexões da comunidade do candomblé e do poder feminino no culto aos orixás. Também nesse capítulo, trago Reginaldo Prandi com os itãs das Yabás, mitos recorrentes das orixás: Nanã, Iansã, Oxum e Obá. No terceiro capítulo, as grandes mulheres em canções do Ilê Aiyê, reitero a discussão com as noções de performance negra trazidas por Leda Martins; o ideal de feminismos de Chimamanda Adichie; e Ana Cláudia Pacheco, justificando a solidão da mulher negra. Todas essas leituras críticas foram indispensáveis para a análise das oito canções selecionadas, que se encontram presentes também nessa última seção.
Palavras-chave: Ilê Aiyê
Mulher Negra
Cultura Iorubana
Yabás
Canções
CNPq: Letras
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25226
Data do documento: 29-Jan-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MONALISA 2017 - ALTERAÇÕES PÓS BANCA.pdf868,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.