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Tipo: Tese
Título: Cognição e motricidade humana : relação entre o tempo de reação motora global e os processos de construção do conhecimento
Autor(es): Sacramento, Sílvia Regina Seixas
Autor(es): Sacramento, Sílvia Regina Seixas
Abstract: Observar crianças em aulas de educação física e ginástica durante trinta anos e perceber uma estreita relação entre movimento global e aprendizagem foi o que motivou a presente pesquisa. Este estudo verificou o tempo de reação motora global de oito crianças, comparando o resultado do TRMG com os resultados escolares. A pesquisa contou com a análise de oito estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II de uma escola da Rede Pública, na cidade de Salvador-Bahia, sendo quatro do sexo feminino e quatro do sexo masculino. Foi aplicado um diagnóstico contendo 13 tarefas motoras simples, do repertório natural do homem como rolar, sentar, saltar e girar. Além da análise do tempo de movimento foramobservados os processos cognitivos memória e atenção. Foi somado o Tempo de Reação MotoraGlobal -TRMG das 13 tarefas e comparado com a soma da nota final das nove disciplinas cursadas durante o ano letivo. Não houve análise baseada no gênero e não foram utilizados protocol os comparativos. O resultado esperado foi de que os alunos com as maiores somas de notas (melhor rendimento escolar) deveriam ter o menor TRMG (execução mais rápida dos movimentos). A análise dos dados mostrou que, dos oito alunos analisados, dois somaram entre 40,0 e 49, 9 pontos, abaixo da média escolar , três alunos somaram entre 50,0 e 59,9 pontos e três alunos entre 60,0 e 69,9 pontos. O sujeito de menor soma das notas (menor desempenho escolar) e maior TRMG (mais lento na execução dos movimentos) foi conservado em sua série escolar. O sujeito de maior soma das notas (melhor rendimento escolar entre os oito analisados) obteve o menor TRMG (execução mais rápida dos movimentos), comprovando assim o resultado esperado. A conclusão da pesquisa é que o processo de aprendizagem está também relacionado com o nível de coordenação global de movimentos corporais, e entende que outros fatores como condições de saúde, nutrição, estado emocional, psicológico, afetivo e condição sócio- econômica devem ser considerados.
Observing children in physical education and gym classes for thirty years and perceiving a close relationship between global movement and learning was what motivated the present research. This study verified the overall motor reaction time of eight children, comparing the MGRT result with the school results. The research had the analysis of eight students of the 6th grade of Elementary School II of a public school in the city of Salvador-Bahia, four female and four male. A diagnosis was applied containing 13 simpl e motor tasks, from the man's natural repertoire such as rolling, sitting, jumping and spinning. In addition to the analysis of movement time, the cognitive processes of memory and attention were observed. The Motor Global Reaction Time - MGRT of the 13 tasks was added and compared to the sum of the final grade of the nine subjects studied during the school year. There was no gender-based analysis and no comparative protocols were used. The expected result was that students with the highest scores (better school performance) should have the lowest MGRT (faster execution of movements). Data analysis showed that, of the eight students analyzed, two scored between 40.0 and 49, 9 points, below the school average, three students totaled between 50.0 and 59.9 points and three students between 60.0 and 69 , 9 points. The subject with the lowest sum of grades (lower school performance) and higher MGRT (slower in the execution of movements) was conserved in his school series. The highest sum of the grades (better school performance among the eight analyzed) obtained the lowest MGRT (faster execution of the movements), thus proving the expected result. The conclusion of the research is that the learning process is also related to the level of global coordination of body movements, and understands that other factors such as health conditions, nutrition, emotional, psychological, affective and socioeconomic condition should be considered.
Palavras-chave: Cognição
Aprendizagem percepto-motora
Capacidade motora em crianças
Educação física
Aprendizagem motora
Aprendizagem
Motricidade humana
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Difusão do Conhecimento
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25214
Data do documento: 25-Jan-2018
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