Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25209
Tipo: Artigo de Evento
Título: Dimensões do conteúdo em questões sociocientíficas no ensino de ecologia
Autor(es): Conrado, Dália
Nunes Neto, Nei de Freitas
Autor(es): Conrado, Dália
Nunes Neto, Nei de Freitas
Abstract: Considerando a necessidade de uma melhor formação de cidadãos para lidar com os problemas socioambientais atuais, por meio de ações sociopolíticas, temos como objetivo discutir a relevância das questões sociocientíficas (QSC), no ensino de ecologia, sob a perspectiva da educação ciência-tecnologia-sociedade-ambiente (CTSA), como estratégia de ensino capaz de contextualizar e mobilizar os conteúdos em suas diferentes dimensões. Para isso, propomos uma breve discussão sobre os objetivos de uma educação para a transformação da sociedade, principalmente em face dos problemas socioambientais; adotamos a distinção das três dimensões dos conteúdos (conceituais, procedimentais e atitudinais) para alcançar uma formação mais integral do cidadão; e, a fim de ilustrar nossa concepção geral, enfocamos os conteúdos sobre o tema serviços ecossistêmicos para explicitar seus diversos valores e perspectivas no ensino de ecologia, indicando como estes conteúdos podem ser apropriados e reformulados para uma educação em direção a uma ação sociopolítica, se considerados à luz da ética.
Palavras-chave: Ética
Educação CTSA
Conteúdos atitudinais
Serviços ecossistêmicos
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade de Lisboa
Citação: CONRADO, D.M.; NUNES-NETO, N.F. Dimensões do conteúdo em questões sociocientíficas no ensino de ecologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 16., 2015, Lisboa, PT. Anais eletrônico... Lisboa, PT: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 2015. p. 432-435.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25209
Data do documento: Set-2015
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Conrado NunesNeto XVI-ENEC 2015.pdf9,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.