Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25200
Tipo: Dissertação
Título: Affordance e construção de sentidos: um estudo sobre percepção e design de interface no ambiente virtual de aprendizagem
Autor(es): Oliveira, José Renato Gomes de
Autor(es): Oliveira, José Renato Gomes de
Abstract: Este trabalho discute o problema com as affordances e a construção de sentidos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVA, que adaptam o Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment - Moodle, tomando-se como referência o ambiente virtual de aprendizagem de uma disciplina a distância de uma universidade baiana. Para tal, desenvolve-se as categorias Acesso, Permanência e Aprendizagem. Consequentemente, estuda as características dos ambientes virtuais de aprendizagem customizados e utilizados em cursos de educação superior na modalidade à distância, a partir dos pressupostos teóricos da semiótica social e da análise multimodal de Kress (2010) e Van Leeuwen (2012). Delimitam-se os conceitos de ambientes virtuais de aprendizagem, affordances e construção de sentidos no Moodle, utilizando pesquisas de HAGUENAUER (2012), PAIVA (2010) e SOUZA (2013) em estudos comparativos sobre ambientes virtuais à luz da teoria das affordances e da construção de sentidos. Utilizou-se a metodologia do estudo de caso, nas abordagens qualitativa e quantitativa, a partir de questionários on-line, entrevistas e técnica de grupo focal, além da observação e análises das interfaces dos ambientes. Propõe-se que as affordances (potencialidades e limitações) do design da interface e das funcionalidades realizadas nas customizações do AVA nem sempre favorecem a aprendizagem significativa.
This paper discusses the problem of affordances and the construction of meanings in Virtual Learning Environments (AVA) that adapt the Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment, Moodle. Therefore, it studies the characteristics of virtual learning environments personalized, in the EaD modality, in courses of higher education, in an approach of theoretical assumptions of social semiotics and in the multimodal analysis of Kress (2010) and Van Leeuwen (2012), PAIVA (2010) and SOUZA (2013), in comparative studies on virtual environments in the light of social semiotics, concepts of virtual learning environments, construction of senses in the Moodle using HAGUENAUER's (2012), studies through the perception of the affordances and the construction of meanings, a case study methodology was used, qualitative and quantitative approaches, from online questionnaires, interviews and group technique focal, as well as the observation and analysis of the interfaces of the environments. It is proposed that the possibilities and And the functionality made in the AVA customizations do not always favor meaningful learning.
Palavras-chave: Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Affordance
Moodle
Construção de Sentidos
Multimodalidade
Educação a Distância
CNPq: Educação a distância
País: brasil
Sigla da Instituição: IHAC/UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25200
Data do documento: 23-Jan-2018
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEISU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OLIVEIRA JRGD-2017.pdf7,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.