Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25175
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Nossa pátria é o mundo inteiro, nossa lei é a liberdade - direito, liberdade e propriedade a partir da ótica anarquista
Autor(es): Ferreira, Graciane da Cruz
Autor(es): Ferreira, Graciane da Cruz
Abstract: Este trabalho tem como objetivo pesquisar e mostrar que uma nova sociedade é possível uma sociedade alternativa, paraestatal, justa, igualitária, com a preservação da liberdade individual. Visto que o ser humano é essencialmente sociável, e tem uma força interior capaz de mudar a realidade se trabalhada. O movimento anarquista tem buscado essa nova sociedade. Como visto, o anarquismo é a doutrina que propõe uma crítica à sociedade vigente, uma visão da sociedade ideal do futuro e os meios de passar de uma para a outra. O anarquismo no Brasil surge nas primeiras décadas do século XX. O anarquismo não é apenas um movimento político econômico, ele é também um estilo de vida, um modo de viver, que influenciou até mesmo a arte moderna. A questão da liberdade é essencial para o anarquismo por isso não poderia deixar de expressar a seu respeito. A sociedade da anarquia é aquela que convive com o direito. Uma vez que anarquia não significa ausência de lei e ordem. Pelo contrário a anarquia requer uma nova ordem, uma organização paraestatal onde a coerção é não violenta, conquistada a partir de uma transformação da mente, e do indivíduo através do amor.
This work aims to research and show that a new society is possible an alternative society, parastatal, just, egalitarian, with the preservation of individual freedom. Since the human being is essentially sociable, he has an inner force capable of changing reality if worked out. The anarchist movement has sought this new society. As seen, anarchism is the doctrine that proposes a critique of the current society, a vision of the ideal society of the future and the means of passing from one to the other. Anarchism in Brazil arises in the first decades of the twentieth century. Anarchism is not only an economic political movement, it is also a way of life, a way of life that has influenced even modern art. Freedom question is essential for anarchism so it could not fail to express about it. An alternative society that coexists with the law. Since anarchy does not mean absence of law and order. On the contrary anarchy requires a new order, a parastatal organization where coercion is non-violent, conquered from a transformation of the mind, and the individual through love.
Palavras-chave: Sociedade
Anarquismo
Propriedade
Liberdade
Arte
Amor
Society
Anarchism
Property
freedom
Art
Love
CNPq: Ciências Sociais Aplicada
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: NUMAC - Núcleo de Monografia e Atividades Complementares
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25175
Data do documento: 22-Jan-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Direito (Faculdade de Direito)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ferreira, Graciane da Cruz.pdf741,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.