Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25133
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Análise dos cobenefícios em prol do desenvolvimento sustentável dos projetos brasileiros de troca de combustível: um estudo de caso da Dori Alimentos
Título(s) alternativo(s): Alcance
Autor(es): Paiva, Danielle Soares
Góes, Maria de Fátima Barbosa
Andrade, José Célio Silveira
Autor(es): Paiva, Danielle Soares
Góes, Maria de Fátima Barbosa
Andrade, José Célio Silveira
Abstract: Este estudo apresenta resultados parciais de uma pesquisa que tem por objetivo analisar os cobenefícios em prol do desenvolvimento sustentável dos projetos de troca de combustível, cujos créditos são negociados no mercado voluntário de carbono brasileiro. Para tanto, os Documentos de Concepção dos Projetos (DCP) foram analisados utilizando uma matriz analítica que tomou por base estudos da United Nations Framework Convention on Climate Change (UNFCCC, 2012) sobre cobenefícios do mercado regulado de carbono. Além dos DCPs, outros documentos que apoiaram na concepção dos projetos foram buscados. Assim, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental, de caráter exploratório, além de um estudo de caso ilustrativo da empresa Dori Alimentos. Os resultados indicam que dos projetos de mudança de combustível decorrem dois cobenefícios principais: desenvolvimento ou difusão local da tecnologia e da preservação dos recursos naturais, ficando os demais relegados a segundo plano. Conclui-se que os projetos de troca de combustível são pobres em cobenefícios, acompanhando o comportamento do cenário internacional e nacional para os mercados regulado e voluntário de carbono.
Palavras-chave: Mercado voluntário de carbono
Cobenefícios
Projetos de troca de combustível
Editora / Evento / Instituição: UNIVALI
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25133
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
6952-24462-1-PB.pdf288,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.