Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25089
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As vereadoras de Salvador/BA: um estudo sobre os projetos de lei de 2009 a 2016
Autor(es): Souza, Ilana Deiró de
Autor(es): Souza, Ilana Deiró de
Abstract: O presente trabalho se propõe a realizar um estudo sobre os Projetos de Lei elaborados pelas vereadoras de Salvador, no período de 2009 a 2016. Para atender os objetivos propostos, se fez necessário contextualizar a luta feminina pelo direito ao voto, conhecido como movimento sufragista, do surgimento aos seus desdobramentos nos Brasil. Em seguida ocorre a exposição das lutas feministas por mais direitos sociais e políticos no país, que servirão como base para as análises dos Projetos. Adentrando especificamente no tema proposto, é preciso trazer os marcos históricos e o quantitativo de mulheres exercendo atividades em cargos públicos de poder, a sub-representação delas quando confrontado com o maior eleitorado brasileiro, e de que maneira a legislação atua para solucionar as desigualdades existentes na política, através da Lei de Cotas e dos indícios da Paridade de Gênero no Brasil. Para analisar os PL foi preciso traçar o perfil das vereadoras, contando a sua trajetória antes e depois se inserir-se no mundo político, a fim de orientar as futuras analises, fazendo o levantamento das suas elaborações e estudá-las. Conclui-se que, mesmo depois de diversas conquistas no campo político, as mulheres continuam ocupando baixíssimas vagas nos espaços de poder e decisão formal, e os seus Projetos estão vinculados aos movimentos de base que fizeram com que as mesmas fossem eleitas, reafirmando posicionamentos dos grupos específicos que as elegeram, mesmo quando contrários às conquistas feministas.
Palavras-chave: Vereadoras.
Salvador.
Projetos de Lei.
Direitos das mulheres.
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Trabalho deConclusão de Curso apresentado ao Colegiado de Ensino de Graduação em Serviço Social do Instituto de Psicologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25089
Data do documento: 18-Jan-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC de Ilana Deiró de Souza - finalizado.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.