DSpace

RI UFBA >
Faculdade de Educação >
Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) >
Dissertações de Mestrado (PPGEFHC) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25005

Title: Estratégias utilizadas por professores que ensinam matemática na implementação de tarefas
Authors: Villota Enríquez, Jakeline Amparo
???metadata.dc.contributor.advisor???: Oliveira, Andréia Maria Pereira de
Keywords: Estratégias de ensino;Professores;Tarefas matemáticas
Issue Date: 11-Jan-2018
Abstract: O presente estudo teve como objetivo identificar e analisar as estratégias que são utilizadas por professores que ensinam Matemática na implementação de tarefas. O foco desta investigação são as estratégias utilizadas pelos professores que ensinam Matemática. O contexto desta pesquisa foram as salas de aulas dos professores: Cecília, Giovanna e Rivaldo da Rede Pública de Salvador-Bahia. A abordagem metodológica utilizada foi qualitativa, na qual os procedimentos de coleta de dados utilizados foram a observação e as entrevistas, sendo a primeira a fonte primária dos dados. A observação foi registrada por meio de filmagem; as entrevistas foram usadas para subsidiar as interpretações dos dados coletados na observação. Os resultados apontam que existe uma variedade de estratégias de ensino utilizadas pelos professores na implementação das tarefas matemáticas, as quais podem ser identificadas e descritas. Assim, conseguimos entender que cada estratégia de ensino utilizada por cada professor tem uma determinada importância no momento de ser usada; as quais, neste contexto, foram refletidas por meio das explicações obtidas e entrevistas realizadas. Os pressupostos apresentados evidenciam o cuidado que o professor deve ter no momento de utilizar as estratégias de ensino posto que cada uma delas tenha uma determinada intencionalidade na aprendizagem do estudante e depende de múltiplos fatores; o que justifica, neste caso, a utilização de distintas estratégias de ensino com o fim de alcançar os objetivos propostos da determinada tarefa proposta aos estudantes.
The present study aimed to identify and analyze the strategies that are used by teachers who teach Mathematics in the implementation of tasks. The focus of this investigation is the strategies used by mathematics teachers. The context of this investigation was the classroom of the teachers: Cecilia, Giovanna and Rivaldo of the public system of Salvador-Bahia. The methodological used in this study was qualitative, in which the data collection procedures used were observation and interviews, being the first principal source of the data. The observation was record with videos; the interviews was used for reinforce the interpret of the information in the observation. The results show that there is a wide variety of teaching strategies used by teacher in the implementation of mathematical task, which can be identified and described. Thus, we understand that each teaching strategy used by each teacher has a particular importance in time to be used; which in this context it was reflected by either of explanations obtained through interviews. The assumptions presented show the care that the teacher should have the time to use teaching strategies since each of them has a certain intentionality in student learning and depends on multiple factors; this justifies this case, the use of different teaching strategies in order to achieve the goals of the particular task proposed to students.
El presente trabajo tuvo por objetivo identificar y analizar las estrategias que son utilizadas por los profesores que enseñan Matemáticas en la implementación de tareas. El foco de esta investigación son las estrategias utilizadas por profesores que enseñan Matemáticas. El contexto de este estudio fueron las salas de aula de los profesores: Cecilia, Giovanna y Rivaldo de la red pública de Salvador de la Bahía, respectivamente. El abordaje metodológico utilizado en este estudio fue cualitativo, en la cual los procedimiento para colectar los datos utilizados fueron las observación y las entrevista, siendo la primera fuente primaria de los datos. La observación se registró a través de videos; las entrevistas fueron usadas para subsidiar las interpretaciones de los datos colectados en la observación. Los resultados apuntan a que existe una gran variedad de estrategias de enseñanza utilizadas por los profesores en la implementación de tareas matemáticas, las cuales fueron identificadas e descrita. Además, cada estrategia de enseñanza utilizadas por cada profesor tiene una determinada importancia en el momento de ser usada, las cuales se reflejan a través de sus explicaciones obtenidas en las entrevistas realizadas a cada profesor. Por lo tanto, conseguimos entender que cada estrategia de enseñanza utilizada por el profesor tiene una importancia particular en el momento de ser usada; las cuales; en este contexto, fueron reflexionadas a través de las explicaciones obtenidas a través de entrevistas realizadas a los profesores participantes de este estudio. Los presupuestos presentados evidencian el cuidado que el profesor debe tener en el momento de utilizar las estrategias de enseñanza, ya que cada una de ellas tiene una determinada intencionalidad en el aprendizaje del estudiante y depende de múltiples factores, lo que justifica, en este caso, el uso de diferentes estrategias de enseñanza con el fin de alcanzar los objetivos propuestos de una determinada tarea propuesta a los estudiantes.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25005
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPGEFHC)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Disserta_Jakeline_Enriquez_Estrategias_FINAL.pdfTeses de mestrado961.66 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA