Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24915
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação histológica do reparo ósseo de fraturas tibiais provocadas em coelhos e mantidas com fixação semi-rígida, tratadas com ou sem fototerapia laser ou LED, e MTA
Autor(es): da Silva, Aline Cavalcanti Pereira
Autor(es): da Silva, Aline Cavalcanti Pereira
Abstract: Ao lado dos biomateriais, as fototerapias Laser e LED têm mostrado resultados positivos como terapias auxiliares no processo de reparo ósseo, especialmente quando envolvem grandes perdas de tecido. O objetivo deste estudo foi avaliar, através da análise histológica por microscopia de luz, a influência da fotobiomodulação Laser ou LED sobre o processo de reparação de fraturas completas em tíbias de coelhos, tratadas com fixação semi-rígida (fio de aço), com ou sem implante de MTA. 21 coelhos Oryctolagus foram aleatoriamente divididos em sete grupos de três animais. Após anestesia geral, fraturas completas foram criadas com disco carborundum. Os animais dos outros grupos (I -VI) a fratura completa foi criada e estabilizado com a fixação semi-rígida. Nos Grupos II, V e VI a fratura foi preenchida por coágulo sanguíneo e implante de MTA, antes da fixação semi-rígida. Nos Grupos III e V a fratura foi preenchida por coágulo sanguíneo e irradiada com Laser ( λ = 780 nm , P = 70 mW , CW , Ф = 0,04 cm2 , 20,4 J/cm2 , dividida em 4 pontos de 5,1 J/cm2 por sessão , t = 300s , 142,8 J/cm2 por tratamento). Nos Grupos IV e VI a fratura foi preenchida por coágulo sanguíneo e irradiada com LED ( λ = 850 ± 10 nm , P = 150 mW, CW, Ф = 0,5 cm2 , 20,4 J/cm2 por sessão, t = 64 s, 142,8 J/cm2 por tratamento). Os protocolos de irradiação Laser e LED foram aplicados imediatamente após a cirurgia e repetidos a cada 48 horas durante 15 dias. A morte dos animais ocorreu no 30o dia pós-operatório, através de overdose de anestesia geral. Após a remoção dos espécimes, as amostras foram rotineiramente processadas, coradas e avaliadas por microscopia de luz. Histologicamente, observou-se que nos grupos implantados com MTA e irradiados com Laser ou LED, as fraturas foram preenchidas por um osso trabecular mais maduro e organizado, quando comparados com outros grupos sem esta associação. Concluiu-se que a fotobiomodulação Laser ou LED foram eficazes na melhoria do processo de reparação óssea de fraturas completas na tíbia de coelhos, submetidos ou não a implante de MTA.
Palavras-chave: Reparo ósseo
Fototerapia Laser
Fototerapia LED
MTA
CNPq: Ciências da Saúde
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: em Biotecnologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24915
Data do documento: 28-Dez-2017
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGBiotec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_ICS_ DA SILVA, A. C. P..pdf3,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.