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Tipo: Tese
Título: Expectativas, estratégias e alcances de inserção profissional de estudantes cotistas e não cotistas da Universidade Federal da Bahia
Autor(es): Silveira, Andréia Cardoso
Autor(es): Silveira, Andréia Cardoso
Abstract: A política de cotas tem se revelado um importante instrumento de democratização do acesso ao ensino superior à medida que tem permitido que segmentos, historicamente excluídos, em especial a população negra, possam ingressar na universidade. Todavia, tendo em vista os treze anos de sua implementação, outros resultados merecem ser averiguados. Diante disso é que foi proposta esta tese de doutorado, cujo objetivo foi analisar as expectativas, estratégias e alcances de inserção profissional dos cotistas e não cotistas da Universidade Federal da Bahia - UFBA. Para isso, foi realizada uma pesquisa de natureza quantitativa, através da qual buscou-se, num primeiro momento, a aplicação de um questionário com 290 estudantes (não cotistas, cotistas pretos ou pardos e cotistas de qualquer etnia ou cor), formandos – 2014.2, em 16 cursos de maior e menor escore no vestibular 2005 da UFBA. Ao completar nove meses de conclusão do curso de graduação, esses indivíduos foram novamente convidados a responder um segundo questionário. Participaram desse segundo momento 140 egressos. O primeiro questionário coletou informações quanto às expectativas e estratégias previstas de inserção profissional. Já o segundo, coletou dados de alcances e estratégias reais de inserção profissional. Os dados revelaram que não há diferenças estatisticamente significativas entre cotistas e não cotistas em relação às expectativas de inserção profissional. A maioria dos cotistas e não cotistas apresentou estimativas similares de: inserção profissional em Salvador; tempo para início da carreira profissional, bem como para estar estabelecido profissionalmente; e salário a receber. Em relação às estratégias previstas, a de maior importância, tanto pelos cotistas quanto pelos não cotistas, foi o investimento em formação continuada e/ou qualificação profissional. No que se refere aos alcances profissionais, também, não houve diferenças estatisticamente significativas entre cotistas e não cotistas. A maioria dos egressos de ambos os grupos, estava, no momento da realização da pesquisa, trabalhando na área de formação, e apresentou satisfação primeiramente “razoável”, seguida de “grande” quanto aos seus percursos profissionais. Quanto às estratégias reais ou efetivamente realizadas, notou-se que cotistas e não cotistas têm investido, principalmente, na continuidade dos estudos e/ou na qualificação profissional para garantir a entrada no mundo do trabalho. Tais resultados apontam impactos positivos da Política de Cotas no ensino superior, pois, para além da ampliação do acesso à universidade, essa política tem permitido que a população negra possa aspirar a um futuro profissional não menos promissor do que é esperado por outros grupos étnico-raciais, bem como tem impulsionado importantes transformações no mercado de trabalho brasileiro que até os dias atuais ainda exclui e/ou desvaloriza os negros.
ABSTRACT The racial quota policy has proved to be an important instrument for the democratization of access to higher education, as it has allowed segments historically excluded, especially the black population, to enter university. However, in view of the thirteen years of its implementation, other results deserve to be ascertained. Therefore, this doctoral thesis was proposed, whose objective was to analyze the expectations, strategies and scope of professional insertion of the quota holders and non-quota holders of the Federal University of Bahia - UFBA. Thereunto, A quantitative research was carried out, whereby a questionnaire was initially applied with 290 students (non-quota holders, black or brown quota holders and quota holders of any ethnicity or color), graduates - 2014.2, in 16 courses of higher and lower score in the 2005 university entrance examination of UFBA. Upon completing nine months of graduation, these individuals were again invited to respond to a second questionnaire. This time, 140 graduates participated. The first questionnaire collected information about the expectations and the expected strategy of professional insertion; while the second, collected data on the scope and real strategies for professional insertion. The data revealed that there are no statistically significant differences between quota holders and non-quota holders in relation to the expectations of professional insertion. Most quota holders and non-quota holders presented similar estimates of professional insertion in Salvador; time to start a professional career, as well as to be professionally established; and salary to receive. Regarding the strategies envisaged, the most important, both by the quota holders and non-quota holders, was the investment in continuing education and/or professional qualification. As to the professional scope, there were also no statistically significant differences between quota holders and non-quota holders. The majority of the graduates of both groups were, at the time of the research, working in the area of formation and presented “reasonable” primarily, followed by “great” satisfaction with their career paths. As for real or effectively performed strategies, it was noted that quota holders and non-quota holders are mainly invested in continuing their studies and/or professional qualification, in order to guarantee entry into the world of work. These results point to positive impacts of the Quotas Policy in higher education, since in addition to expanding access to university, this policy gives the possibility for the black population to aspire a professional future no less promising than is expected by other ethnic-racial groups, as well as has impelled important transformations in the Brazilian labor market that, until the present day, still excluding and/or devalues black people.
RÉSUMÉ Le système politique d’accès à l’um iversité publique au Brésil, la Politique de Quotas, s’est révélé comme un outil important pour la démocratisation de l’enseignement supérieur, une fois qu’il permet à d’autres niveaux sociaux historiquement exclus, surtout la population d’origine africaine, la possibilité de se présenter à la vie académique. Cependant, après treize ans d’existence, d’autres résultats doivent être évalués. Cette thèse de doctorat à pour objectif analyser les attentes, les stratégies et les résultats atteints em matière d’insertion professionnelle des étudiants provenants du système de quotas et des autres étudiants provenants du système traditionnel (le “vestibular’’) de l’Université Fédérale de Bahia (UFBA). Pour la concrétisation de cette analyse, une recherche de nature quantitative s’est mise en place pour interviewer 290 étudiants universitaires de tous les groupes (quotistes et non-quotistes), qui se trouvaient en fin de carrière - de l’année académique 2014.2, élus dans les 16 carrières de plus et moins scores de l’examen vestibular (2005) de l’UFBA. Après neuf mois de conclusion de leurs études, les mêmes interviewés ont été convoqués pour répondre un deuxième questionnaire. Se sont présenté 140 diplômés. Le premier questionnaire s’agissait des sujets sur leurs attentes et leurs stratégies prévues pour se lancer au monde du travail. Le deuxième questionnaire a recueilli les attentes et les stratégies réelles d’insertion professionnelle. Les informations collectées révélaient qu’il n’avait pas vraiment de différences entre les groupes quotistes et non-quotistes ence qui concerne les expectatives d’insertion. La plupart des quotistes et non-quotistes présentaient des appréciations similaires de: participation au monde du travail à Salvador; le temps pour commencer leurs métiers et pour se sentir établi au niveau professionnel et, enfin, les salaires à recevoir. Sur les stratégies, la question la plus importante parmi tous les diplômés a été l’engagement de la formation continue et/ou la qualification professionnelle. Au niveau de l’amplitude d’insertion professionnelle, nous ne trouvons pas de différences statistiquement significatives entres les groupes. La grande majorité des diplômés travaillaient dans son domaine de formation pendant la réalisation des questionnaires et ils ont choisi le dégrée de satisfaction tout d’abord comme “ bien” suivi de “très bien”. Pour les stratégies réelles ou affectivement réalisées, on remarque que les quotistes et non-quotistes ont décidé, principalement, de continuer de leurs études et/ou la qualification professionnelle au monde du travail. Ces études nous dirigent vers les aspects positifs de la Politique de Quotas dans l’enseignement supérieur: Elle a amplifié l’accès à l’université, a permis que la population noire puisse envisager un futur professionnel d’une manière aussi équitable que des autres groupes ethniques du pays, elle a poussé importantes transformations dans le secteur économique du Brésil (monde du travail), celui qui déprécie encore la communauté d’origine africaine.
Palavras-chave: Política de cotas
Inserção profissional
Expectativas
Estratégias
Alcances
Programas de ação afirmativa na educação
Ensino superior
Mercado de trabalho
Oportunidades de emprego
Politique de quotas
Insertion professionnelle
Attentes
Stratégies
Buts atteints
Racial quotas policy
Professional insertion
Expectations
Scope
CNPq: Educação
Política educacional
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24873
Data do documento: 19-Dez-2017
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