Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24846
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O repensar do dever de fidelidade nas relações matrimoniais
Autor(es): Leite, Camila D'Arc Dias
Autor(es): Leite, Camila D'Arc Dias
Abstract: O presente estudo tem por objetivo analisar o dever matrimonial da fidelidade em sua eficácia e sua permanência no Código Civil Brasileiro. Inicia-se com um esboço histórico do casamento e a naturalidade da monogamia, reconhecendo toda influência dos Estados por interesse patrimoniais e da religiosidade. Discute-se a chegada da Emenda Constitucional 66 de 2010 e toda a repercussão que causou no Direito de família ao eximir a culpa. Isso trouxe mais um motivo para o repensar do dever de fidelidade. As transformações das relações familiares também são abordadas, principalmente, no que tange a mulher casada, e como a mulher foi abordada nos Códigos Civis anteriores e como foi no Código Civil de 2002, o que isso enseja para o dever de fidelidade, já que principalmente, era utilizado para reprimir a fidelidade das mulheres, enquanto os homens, em grande maioria, não cumpriam o dever matrimonial. A fidelidade recíproca não cabe mais nas relações contemporâneas, como o poliamorismo, relações simultâneas, poligâmico, entre outros, deve ser repensado juridicamente para acompanhar as mudanças sociais, sem amarras religiosas ou morais.
Palavras-chave: Infidelidade
Monogamia
Igualdade
Deveres
Transformações
Adultério
CNPq: Ciências Sociais Aplicada
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: NUMAC - Núcleo de Monografia e Atividades Complementares
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24846
Data do documento: 14-Dez-2017
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Direito (Faculdade de Direito)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leite, Camila D'arc Dias - O repensar do dever de fidelidade nas relações matrimonias....pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.