Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24773
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância da utilização do incidente de desconsideração da personalidade jurídica para garantia do contraditório e ampla defesa do sócio administrador da sociedade empresária
Autor(es): Barreto, Gildásio Conceição
Autor(es): Barreto, Gildásio Conceição
Abstract: Com o advento do novo Código de Processo Civil surgem as discussões em torno da aplicabilidade do instituto do incidente de desconsideração da personalidade jurídica nas execuções fiscais, previsto nos artigos 133-137. Assim, emerge a indagação se a disciplinarização do incidente de desconsideração da personalidade jurídica trazida pelo Novo Código de Processo Civil deve ser aplicada nas execuções fiscais que trazem como fundamento a dissolução irregular das empresas antes redirecionar a execução fiscal para a pessoa do sócio administrador da sociedade empresária. Logo caberá avaliar se a posição do fisco e dos juízes das varas de execuções fiscais colide com preceitos positivados na Constituição Federal de 1988 em especial os princípios do contraditório e da ampla defesa. Para isso será necessário compreender o redirecionamento previsto no art. 135 do CTN e na Súmula 435 como uma espécie de desconsideração da personalidade jurídica. Com isso a partir da análise da relação estabelecida entre o fisco e o sócio gerente da sociedade empresária no concernente à cobrança de crédito tributário através da utilização do redirecionamento da execução fiscal levantar questionamentos referentes a essa prática que, segundo o próprio entendimento do fisco não comporta a inovação do Novo Código de Processo Civil, mas que segundo o entendimento desse trabalho essa prática deveria ser ajustada por essas inovações.
Palavras-chave: Pessoa jurídica
Contraditório e ampla defesa
Dissolução irregular
Incidente de desconsideração
Redirecionamento para sócio gerente/administrador
CNPq: Ciências Sociais Aplicada
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: NUMAC - Núcleo de Monografia e Atividades Complementares
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24773
Data do documento: 11-Dez-2017
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Direito (Faculdade de Direito)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Barreto, Gildasio Conceção Sá -.pdf913,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.