Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24545
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Obesidade materna associada ao tratamento com Losartan: efeitos sobre o esqueleto da prole de ratas
Título(s) alternativo(s): Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor(es): Kunz, Regina Inês
Reis, Gustavo Henrique dos
Santos, Juliana Souza dos
Schneider, Sara Cristina Sagae
Brancalhão, Rose Meire Costa
Ribeiro, Lucinéia de Fátima Chasko
Autor(es): Kunz, Regina Inês
Reis, Gustavo Henrique dos
Santos, Juliana Souza dos
Schneider, Sara Cristina Sagae
Brancalhão, Rose Meire Costa
Ribeiro, Lucinéia de Fátima Chasko
Abstract: Introdução: a obesidade, uma pandemia mundial, é uma condição clínica que se relaciona com diversas comorbidades, como a hipertensão arterial, que pode ser farmacologicamente tratada com Losartan. A complexidade da obesidade associada ao uso de medicamentos poderia programar metabolicamente diversos sistemas orgânicos, como o tecido ósseo. Objetivo: verificar os potenciais efeitos da obesidade associada ao uso de Losartan como programador metabólico sobre parâmetros histomorfométricos do tecido ósseo da prole. Metodologia: Foram utilizadas ratas Wistar, divididas em grupos controle (CTL), que recebeu ração padrão e água; e tratado (CAF+ LOS), que recebeu dieta de cafeteria ad libitum e Losartan diariamente por meio de gavagem. Aos 70 dias de vida as ratas foram submetidas ao cruzamento com machos da mesma espécie. A partir dos 21 dias de vida, a prole foi alimentada com ração padrão até os 100 dias de vida, quando 8 fêmeas de cada grupo foram pesadas e eutanasiadas. Foram coletadas e pesadas as gorduras retroperitoneal e perigonadal. Em seguida, as tíbias direitas foram coletadas e submetidas ao processamento histológico de rotina para microscopia de luz, com posterior análise de parâmetros histomorfométricos. Resultados: houve um aumento estatisticamente significativo no acúmulo de gordura perigonadal nas ratas do grupo CAF+LOS, bem como menor área do canal medular da tíbia nestas ratas em relação ao grupo CTL. Conclusão: a obesidade induzida por dieta de cafeteria associada ao uso de Losartan programou a prole por meio do aumento no acúmulo de gordura perigonadal e redução da área do canal medular da tíbia.
Palavras-chave: Tecido Adiposo
Hipertensão
Tíbia
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia
Citação: KUNZ, R. I. et al. Obesidade materna associada ao tratamento com Losartan: efeitos sobre o esqueleto da prole de ratas. Rev. Ciênc. Méd. Biol., Salvador, v. 16, n. 1, p. 15-18, jan./abr. 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24545
Data do documento: Jan-2017
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Obesidade materna associada....pdf835,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.