Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24411
Tipo: Dissertação
Título: Estudo da viabilidade da aplicação de métodos de análise de risco em laboratórios de química em instituição de ensino e pesquisa em universidades
Autor(es): Gomes, Márcio Ricardo Rodrigues
Autor(es): Gomes, Márcio Ricardo Rodrigues
Abstract: Este trabalho teve o objetivo de verificar a aplicabilidade dos métodos HAZOP (Hazard and Operability Study) e Análise Preliminar de Risco (APR), utilizando o método da matriz de decisão e análise da causa raiz, com o auxílio do método 5 Porquês. Tais métodos serviram para a realização de análise de risco visando a prevenção de cenários que, caso se realizassem, conseguiriam gerar situações que poderiam vir a causar perdas com impactos significativos às pessoas, ao patrimônio, à imagem e ao ambiente dos laboratórios de ensino e pesquisa do Instituto de Química (IQ) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A coleta de dados se deu através da aplicação de questionários com o intuito de conhecer os riscos existentes em laboratórios. O tratamento dos dados foi realizado através do método HAZOP e a classificação ocorreu conforme a classe de risco a que pertenciam. Em seguida, os resultados foram submetidos à APR por meio da matriz de decisão e os riscos considerados com nível não tolerável ou moderado foram submetidos à análise da causa raiz, usando o método dos 5 Porquês. Este, por sua vez, objetivava adotar medidas para prevenir e evitar acidentes. Foi possível concluir que o uso destes métodos para a análise de risco consiste numa solução viável para prevenção de acidentes em laboratórios de química das instituições de ensino e pesquisa em universidades.
Palavras-chave: Laboratorio
acidente de trabalho
Prevenção de Acidentes
CNPq: Saude
País: brasil
Sigla da Instituição: PEI
metadata.dc.publisher.program: Programa de Engenharia Industrial
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24411
Data do documento: 27-Out-2017
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (PEI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Marcio Ricardo.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.