Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24330
Tipo: Dissertação
Título: Estimação de parâmetros, inferência e controle de propriedades de qualidade de um processo de copolimerização de eteno
Autor(es): Nogueira, Idelfonso Bessa dos Reis
Autor(es): Nogueira, Idelfonso Bessa dos Reis
Abstract: A estimação de parâmetros de modelos de polimerização nem sempre é uma tarefa trivial. Normalmente tais modelos configuram-se com dezenas de parâmetros, com alguns deles correlacionados entre si. O excessivo número de parâmetros e as possíveis correlações dificultam a resolução do problema de otimização associado à estimação. Além disto, a falta de informações sobre alguns sistemas e a obtenção de dados industriais tornam esta tarefa ainda mais complexa. A primeira parte deste trabalho tem por objetivo apresentar a estimação dos parâmetros de um modelo para a copolimerização de eteno em solução com comonômero e catalisadores para a produção de polietileno linear de baixa densidade (PELBD). O problema da estimação destes parâmetros foi solucionado através da análise de estimabilidade do sistema. De um número inicial de 69 parâmetros a análise possibilitou uma redução para 28 parâmetros a serem estimados. Por fim, o modelo foi validade a partir de dados obtidos do histórico operacional da planta. A estimação dos parâmetros e a validação de tal modelo possibilitou o estudo da inferência e do controle da qualidade do processo. Em relação à inferência foi proposto o desenvolvimento de modelos empíricos baseados nas redes neurais artificiais para realizarem a predição online do índice de fluidez e da densidade da resina produzida. O modelo empírico foi desenvolvido a partir de dados gerados pelo modeloV fenomenológico. Os resultados demonstram que o modelo é capaz de representar com eficiência o comportamento dinâmico das variáveis preditas. Por fim, o problema de controle de qualidade da resina polimérica foi abordado. Três propostas de controle foram desenvolvidas e comparadas entre si, o controle preditivo baseado em modelos (MPC), o controle preditivo de horizonte de predição infinito (IHMPC) e o controle preditivo robusto baseado em modelos (RIHMPC). Os resultados demonstraram que o RIHMPC consegue controlar o processo de forma mais eficiente do que os demais controladores analisados.
Palavras-chave: Estimação de parâmetros.
Copolimerização de eteno.
Análise de estimabilidade.
Redes neurais artificiais.
Controle avançado de processo.
CNPq: Engenharia Química
Engenharia Industrial
País: brasil
Sigla da Instituição: PEI
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24330
Data do documento: 6-Out-2017
Aparece nas coleções:Dissertação (PEI)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.