Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24308
Tipo: Dissertação
Título: Uma nova abordagem para o tratamento de infecções endodônticas persistentes com o uso do extrato de aroeira bruto a 50% frente a uma cepa de enterococcus faecalis ATCC 29212
Autor(es): Mattos, Maiana Maria Rios Siqueira
Autor(es): Mattos, Maiana Maria Rios Siqueira
Abstract: Este estudo in vitro e ex vivo buscou avaliar a eficácia antimicrobiana do Extrato bruto de Aroeira a 50% frente a uma cepa de Enterococcus faecalis (ATCC 29212). Para o estudo in vitro, foi realizado teste de difusão em Ágar para verificar o grupo com maior halo de inibição, o que foi observado no extrato bruto a 50% de Aroeira. Em seguida, para o estudo ex vivo, foram utilizados 40 (quarenta) dentes humanos unirradiculares tratados endodonticamente e fixados em placas de 24 poços. Os espécimes foram aleatoriamente divididos em quatro grupos com 10 (dez) dentes cada, de acordo com a medicação intracanal utilizada: CO - grupo controle; PA - grupo com medicação de Hidróxido de Cálcio PA + anestésico; CA - grupo com medicação Calen PMCC e EA - grupo com medicação de Extrato Bruto 50% de Aroeira. Posteriormente, os espécimes foram contaminados com E. faecalis (ATCC 29212) e incubados a 37°C durante 21 dias. A cada dois dias, houve adição do caldo BHI (Brain Heart Infusion) em cada dente, além da troca de água nos poços, fornecendo assim nutrição e umidade para o crescimento bacteriano. As amostras foram coletadas após 7 (sete) e 15 (quinze) dias com o auxílio de cones de papel estéreis e submetidas à cultura de placas de Petri contendo Ágar BHI. Após 24 horas de incubação, o crescimento bacteriano foi verificado através da contagem das unidades formadoras de colônias (UFC/mL). A análise dos dados mostrou que houve significativa redução dos microorganismos nos grupos PA, CA e EA, se comparado ao controle CO com p <0,0001. Observou-se ainda uma diferença estatística entre o PA e CA, com p< 0.0071, porém não houve diferença estatística entre CA e EA. Portanto, pode-se concluir que o Extrato Bruto de Aroeira a 50% (oitenta por cento) possui eficácia antimicrobiana frente ao Enterococcus faecalis. Sugere-se a realização de estudos clínicos com o extrato pesquisado de modo a fundamentar os efeitos antimicrobianos desta terapia fitoterápica.
Palavras-chave: Endodontia
Medicação Intracanal
Infecções Endodônticasticas persistentes
Fitoterapia
Extrato de Aroeira
CNPq: Biotecnologia
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24308
Data do documento: 2-Out-2017
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGBiotec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Final - Maiana Matos.pdf1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.