Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24143
Tipo: Dissertação
Título: Guitarra Baiana: uma proposta metodológica para o ensino instrumental
Autor(es): Vargas, Alexandre
Autor(es): Vargas, Alexandre
Abstract: Esta dissertação é uma pesquisa sobre o instrumento Guitarra Baiana e o seu processo de ensino e aprendizagem, que resultou na construção de um material didático em forma de método instrumental. O trabalho se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, com finalidade exploratória que, por meio da pesquisa bibliográfica e documental, responde à seguinte questão: Como construir uma metodologia para o ensino da teoria, leitura e escrita musical com a Guitarra Baiana? A pesquisa resultou na compilação de textos sobre: a história dos carnavais soteropolitanos; o estilo trieletrizado de tocar Guitarra Baiana; um panorama da história da banda “O Trio Elétrico” e sua cultura nos anos de 1950 até os anos 2000; os motivos que levaram à utilização da Guitarra Baiana e ao desuso; e os fatores que contribuem para que a maioria dos guitarristas não tenha habilidade para tocá-la. A dissertação traz as características organológicas e a trajetória histórica do instrumento, discutindo sobre quem foi o inventor da primeira guitarra elétrica de corpo sólido com as características da Guitarra Baiana. Além disso, procura descrever o seu desenvolvimento e a influência que o rock, a guitarra tradicional e a tecnologia tiveram em sua prática. Também, foram realizadas as análises e comparação de métodos instrumentais de bandolim e guitarra tradicional. No âmbito educacional, a aprendizagem na visão cognitivista de Jean Piaget e Fritz Kubli, o modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick, a aprendizagem informal na visão de Lucy Green, e a pedagogia da Guitarra Baiana são abordados como fundamentação teórica. Ao final, é apresentando o método instrumental de nome “A Arte de Tocar Guitarra Baiana”.
Palavras-chave: Guitarra Baiana - instrução e ensino
Carnaval da Bahia
Guitarra baiana - método
CNPq: Música
Educação Musical
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Música
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24143
Data do documento: 30-Ago-2017
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VARGAS_Alexandre_Guitarra_baiana_uma_proposta_metodológica_para_o_ensino_instrumental_2015.pdfParte principal2,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.