Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24025
Tipo: Dissertação
Título: Espelho, espelho meu: um estudo sobre a (des)construção da imagem corporal em estudantes universitários
Autor(es): Ribeiro, Alexsandro
Autor(es): Ribeiro, Alexsandro
Abstract: A imagem corporal (IC) parte da perspectiva das múltiplas óticas, processo em constante transformação, singular, indivisível e complexa, por refletir histórias de vida e trajetória de um corpo, estruturada numa relação intrínseca com as percepções existenciais no mundo a cada instante. A história das pessoas se confunde com a história de nossas experiências perceptivas, englobando aspectos fisiológicos, afetivos e sociais. Diante desse contexto, o objetivo dessa dissertação de mestrado foi compreender como se constrói cotidianamente a (in) satisfação com a IC dos estudantes universitários da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia do Centro de Formação de Professores. Para a realização desse estudo optou-se pela pesquisa na área das Ciências Sociais com enfoque na abordagem fenomenológica de cunho Etnometodológico, nesta perspectiva, busca se mostrar e esclarecer o que é dado, ou seja, de proporcionar uma descrição direta da experiência, tal como ela é. O objeto para o conhecimento nessa proposta metodológica não é o sujeito nem o mundo, mas o mundo enquanto é vivido pelo sujeito. Além disso, contribuições da entrevista compreensiva e em profundidade foram utilizadas, nessa perspectiva as análises necessitam de um estudo que leve em conta as concepções teóricas, a escuta dos atores da pesquisa e as impressões do pesquisador, formando uma tríade do conhecimento que dialogam entre si. O estudo foi composto por quatro estudantes (dois de cada gênero) dos cursos de graduação da respectiva universidade (Física, Pedagogia, Química e Educação Física). Os resultados apontam que a insatisfação com a IC é evidenciado nos estudantes desde a Educação Básica se prolongando até o Ensino Superior. Dentre as principais causas de constrangimento estão as críticas em relação às características físicas (orelha, cabelo, magreza e excesso de peso) e deve se observar que tal situação gera impactos negativos no desempenho acadêmico e na interação com os colegas, por outro lado, a satisfação com a IC ajuda no desempenho acadêmico e nas relações sociais. As brincadeiras de “mau gosto”, a discriminação e o racismo velado, atingem fortemente a auto-estima dos acadêmicos. Dois sentidos foram atribuídos pelos estudantes no que se refere à influência que a Universidade exerce/exerceu sobre a (in) satisfação com a IC. Para uns a Universidade não alterou a percepção da IC ao longo do percurso acadêmico, para outros, esta vivência universitária trouxe mudanças significativas em sua percepção da IC e neste cenário é criada uma Etnometodologia dos corpos. A todo instante, esses jovens discentes criam estratégias para se inserir na Universidade, serem aceitos e respeitados nas suas singularidades, apropriando-se de modos de ser e fazer intencionalizados, que o colocam na condição de atores sociais pensantes, reflexivos, críticos de suas realidades acadêmicas e de seus corpos.
The body image (BI) is based on the perspective of the multiple optics, a process that is constantly changing, singular, indivisible and complex, reflecting the life and trajectory of a body, structured in an intrinsic relation with existential perceptions in the world at every moment. The history of people is confused with the history of our perceptive experiences, encompassing physiological, affective and social aspects. In view of this context, the objective of this master's dissertation was to understand how the (in) satisfaction with the (BI) of the university students of the Federal University of Recôncavo da Bahia from the Teacher Training Center is built on a daily basis. In order to carry out this study, we opted for research in the area of Social Sciences with a focus on the phenomenological approach of Etnomethodological, in this perspective, seeks to show and clarify what is given, that is, to provide a direct description of the experience, such as it is. The object for the knowledge in this methodological proposal is not the subject nor the world, but the world as it is lived by the subject. In addition, contributions from the comprehensive and in depth interview were used, in this perspective the analyzes need a study that takes into account the theoretical conceptions, the listener of the research actors and the impressions of the researcher, forming a triad of the knowledge that they dialogue with each other. The study was carried out by four students (two of each gender), two undergraduate courses in higher education (Physics, Pedagogy, Chemistry and Physical Education). The results indicate that the dissatisfaction with (BI) is evidenced in students from Basic Education extending to Higher Education. Among the main causes of embarrassment are the criticisms regarding physical characteristics (ear, hair, thinness and overweight) and it should be noted that this situation generates negative impacts on academic performance and interaction with colleagues, on the other hand, satisfaction with (BI) helps in academic performance and social relationships. The "bad taste" jokes, discrimination and veiled racism, strongly affect the self- esteem of academics. Two senses were attributed by the students regarding the influence that the University exerts / exerted on the (in) satisfaction with the (BI). For some people the University did not change the perception of (BI) along the academic course, for others this university experience brought significant changes in their perception of (BI) and in this scenario is created an Etnomethodology of the bodies. At all times, these young students create strategies to join the University, to be accepted and respected in their singularities by appropriating intentional ways of being and doing that put them in the condition of a social actor thinking, reflective, critical of their academic reality and bodies.
Palavras-chave: Imagem Corporal
Universitários
Corpo
CNPq: Humanidades, Artes e Ciências
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24025
Data do documento: 18-Ago-2017
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEISU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALEXSANDRO RABAIOLI- DISSERTAÇÃO VERSÃO FINAL.pdf2,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.