Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23949
Tipo: | Dissertação |
Título: | Pisa no Dum: os dispositivos na Dança do Ventre |
Autor(es): | Sousa, Thais |
Autor(es): | Sousa, Thais |
Abstract: | A pesquisa identifica os fatores que modelam a configuração da Dança do Ventre e seu modo de composição, sobretudo na circunstância da improvisação. Para tanto, examina os princípios organizativos da composição da Dança do Ventre e os dispositivos de poder que comandam a sua conformação. O processo de criação e composição da Dança do Ventre é regido por ‘princípios organizativos’ (ROSA, 2010) ditados pela música. Os elementos que compõem a música árabe atuam sobre a Dança do Ventre estabelecendo uma espécie de regramento que acaba por determinar a sua composição à semelhança dos dispositivos de poder observados por Agamben (2009). Neste sentido, e de forma análoga, a composição da Dança do Ventre é, capturada pelo som. A chamada ‘Leitura Musical’ empreendida para improvisação na Dança do Ventre guarda similaridades com método didático elaborado por Rolf Gelewski (1973;1975), chamado Estruturas Sonoras (I e II), em que propõe o estudo da relação entre música e movimento para a dança e aplicação desta relação na improvisação. Outros fatores – o Orientalismo, o fundamentalismo e o capitalismo – agem ainda como dispositivos de poder definindo a configuração da Dança do Ventre. |
Palavras-chave: | Dança do Ventre Leitura Musical Improvisação Dispositivo |
CNPq: | Dança |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | PPGDança |
metadata.dc.publisher.program: | PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM DANÇA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23949 |
Data do documento: | 10-Ago-2017 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGDANCA) |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.