Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23923
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Comorbidade entre o Transtorno Bipolar Tipo I e Transtornos de Personalidade: avaliação das características clínicas e sociodemográficas
Autor(es): Alves, Rafaela de Oliveira Pinto
Autor(es): Alves, Rafaela de Oliveira Pinto
Abstract: O transtorno bipolar (TB) é um transtorno mental grave que resulta em sofrimento e prejuízo funcional para os seus portadores. A ocorrência de comorbidade entre o TB e os transtornos de personalidade (TP) é frequente e tem impacto significativo no prognóstico. A avaliação do TP nesses pacientes é difícil e, não raramente, seus sintomas podem ser subestimados. Objetivo: Investigar a comorbidade entre TB tipo I e TP. Metodologia: Estudo de corte transversal em que foram descritas todas as características clínicas e sociodemográficas dos portadores de TB tipo I com e sem transtorno de personalidade. Foram incluídos todos os pacientes acompanhados no ambulatório de humor (CETHA) que preencheram os critérios do DSM-IV para TB e que se encontravam em estado de eutimia, definida por escores das escalas de depressão (HAM-D) e de mania (YMRS) menores que sete e ausência de episódios da doença nos últimos dois meses. Aspectos éticos: Esse estudo faz parte de um projeto de um consórcio nacional em TB e já foi previamente aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Resultados: Dos 118 pacientes, 38,13% foram diagnosticados com um ou mais TP associado. O TP mais prevalente foi o obsessivo-compulsivo. Comparando os portadores de TB com sem essa comorbidade, demonstrou-se que ciclagem rápida, tentativa de suicídio (TS) e comorbidades psiquiátricas foram mais frequentes naqueles com comorbidade enquanto histórico familiar de TB em parente de primeiro grau foi menos frequente . Discussão: As características clínicas e sociodemográficas dessa amostra foram similares às apresentadas em estudos prévios. Como esperado, a presença de TP teve impacto negativo no TB. Conclusões: A alta comorbidade encontrada entre TB e TP nessa população requer uma investigação diagnóstica aprofundada, a fim de que se possa melhorar a a abordagem terapêutica. A ocorrência de ciclagem rápida e TS nos bipolares com TP comórbido foi elevada. Os TP do cluster B foram os mais associado à presença de TS.
Palavras-chave: Transtorno bipolar
Comorbidade
Transtornos da personalidade
País: Brasil
Sigla da Instituição: FMB
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23923
Data do documento: 10-Ago-2017
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rafaela de Oliveira Pinto Alves.pdf1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.