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Title: Expectativa dos estudantes de administração sobre o curso de graduação: técnico (profissional) ou científico (político) - uma análise comparativa Brasil x Portugal.
Authors: Piau, Deise Danielle Neves Dias
???metadata.dc.contributor.advisor???: Santos, Reginaldo Souza
???metadata.dc.contributor.advisor-co???: Braga, Vitor Lélio
Keywords: Ensino da Administração;Expectativa;Formação Profissional política ou tecnicista
Issue Date: 7-Aug-2017
Abstract: O que de fato mudou no ensino de administração do seu momento de implantação para a atualidade no Brasil e em Portugal? A forma de perceber o curso se difere entre os estudantes que iniciam e finalizam o curso nos dois países? O que eles esperam do curso: uma formação técnica ou política? Estas perguntas motivaram o estudo que visa perceber de que forma o ensino superior em administração vai de encontro às expectativas dos alunos dos cursos de graduação em fornecer um ensino profissional e/ou político. Primeiro mapeamos o perfil dos cursos, identificamos as diferenças das expectativas dos estudantes com o curso, avaliamos a capacidade das instituições de ensino superior de ir de encontro às expectativas dos estudantes pesquisados, e por fim, verificamos a contribuição de um ensino superior baseado na dicotomia de ensino técnico\profissional e ensino científico\político para a formação acadêmica para os estudantes ingressantes e concluintes do curso no Brasil e em Portugal. O subsidio teórico tem como marco March e Simon (1981), Kubr, Milan & Wallace(1986), Kinert (1986), Sparkes(1991), Ilo (1983) com a concepção e a natureza dos ensino da Administração na sua concepção; Caldas e Bertero (2007) Alcadipani (2012), Nicolini (2003), Ramos(1986) , Cadas (1997 ),Santos (2004) e Japiassu (1991) discutem novas formas de ver e estudar a Administração (Epistemologia, dos Estudos Organizacionais, Teoria Crítica e da Administração Política) o que impacta diretamente em uma nova forma de ensinar a administração, mais político, científico e crítico. E Domingues (2008), Palácio, Meneses, e Pérez (2002) e Vroom (1963) com a teoria da expectativa. A tese está composta de dois estudos : Estudo I,teórico, com abordagem documental,descritivo e comparativo com dados do ensino superior, embasado na legislação portuguesa e brasileira que serve de contexto teórico para a o Estudo II. O segundo estudo é teórico-empírico, visa atender os objetivos aqui traçados, foi realizada uma pesquisa de campo, em 06 (seis) Instituições de Ensino Superior (IES), 03 (três)brasilerias e 03 (três) portuguesas.A população da pesquisa foi constituída de estudantes ingressante e concliuntes dos cursos de Adminstração/ Gestão dos dois países respectivamente. A amostragem da pesquisa, não probabilística, por conveniência e acessibilidade, foi constituída de 468 estudantes de administração, sendo 272 (58,1%) brasileiros e 196 (41,9%) portugueses e da totalidade, 217 (46,4%) ingressantes e 251 (53,6%) concluintes. Na amostra brasileira 272 estudantes, 41,2% são ingressantes e 58,8% conluintes e da amostra Portuguesa 53,6% foram ingressantes e 46,6% concluintes. Foi utilizado um questionário semi-estruturado, com as mesmas questões para os estudantes dos dois países, ele se difere entre o tipo de estudante e linguagem, com adequações linguísticas aos dois países, mas com a mesma estrutura: parte 01 - Dados pessoais e biográficos; parte 02 – Inquérito de levantamento de expectativas (11 questões abertas) e parte 3 – Inquérito de levantamento de perfil do curso de Administração/Gestão e do nível de expectativa (duas questões fechadas: a primeira relacionada ao perfil do curso, 10 (dez) itens a serem avaliados a presença ou ausência de elementos político (crítico) ou profissional(tecnicista) e a segunda relacionado ao nível de expectativa, (10 itens), ambos com escala pré-determina. A análise dos dados qualitativos (parte II) foram tabulado no Word , exportado para o Nvivo, identificado os nós (itens de maior incidência de respostas), os resultados foram representados em “Mapas Conceptual ou Cartografia Perceptual” e “quadro ajustados pelo autor” e os dados quantitativos (parte III) foram tratados pelo IBM SPSS, os resultados foram apresentados através de tabelas de frequências cruzadas e gráficos, para verificar se existiam diferenças estatisticamente significativas entre as respostas foi realizado o Teste do QuiQuadrado,a análise da confiabilidade do questionário das expectativas foi feita através do indicador de consistência interna Alfa de Cronbach, bem como para comparar as pontuações das respostas individuais entre grupos independentes (País e tipo de aluno) foi utilizado o Teste não paramétrico de Mann-Whitney. A coleta de dados foi realizada pelo pesquisador, no Brasil,de março a junho de 2012 e em Portugal, de maio a Junho de 2013, aplicados os questionários aos estudantes portugueses. Como resultados foi identificado que tanto no Brasil quanto em Portugal, ingressantes e concluintes apresentam maior número de expectativas relacionadas a administração profissional que política, porém, não em sua totalidade. O curso de Administração possuem um perfil técnico e profissional tanto para os brasileiros quanto para os portugueses, sendo entre os ingressante a maior percepção deste fato que dos concluintes nos dois países. Logo, se o estudante espera um curso mais tecnicista e o perfil do curso vai a este encontro, as IES atendem e contribuem para a formação dos estudante brasileiros e portugueses.
What did change in management education of your time to deployment for today in Brazil and Portugal? The way we perceive the course differs among students who start and finish the course in the two countries? What do they expect from the course: a technical or policy formation? These questions motivated the study aimed to understand how the higher education adminstration meets the expectations of students of undergraduate courses to provide a political professional and / or educational. First we map the profile of courses, we identified differences in the expectations of students with the course, the capacity of higher education to meet the expectations of students surveyed institutions, and finally, we find the contribution of higher education based on the dichotomy technical education \ professional and \ politician for academic training for students entering and graduating from the course in Brazil and Portugal science education. The theoretical subsidy is marked by March and Simon (1981) Kubr, Milan & Wallace (1986); Kinert (1986), Sparkes (1991), Ilo (1983) with the design and the nature of the teaching of Directors in its design; Caldas and Bertero (2007)Alcadipani(2012), Nicolini(2003), Ramos (1986), ed (1997), Santos (2004) and Japiassu (1991) discuss new ways of seeing and studying Administration (Epistemology of Organizational Studies , Critical Theory and Policy administration) which impacts directly on a new way of teaching administration.more political, scientific and critical and Domingues (2008), Palace; Meneses and Pérez (2002) and Vroom (1963) with the expectancy theory. The thesis is composed of two studies: Study I, theoretical, with documentary, descriptive and comparative approach to data of higher education, based on Portuguese and Brazilian law that serves as the theoretical context for Study II. The second study is theoretical and empirical, aims to meet the objectives outlined here, a field survey was conducted in 06 Higher Education Institutions (HEIs), 03 and 03 brasilerias Portuguese. The research population was composed of newly admitted students and concliuntes courses in Business / Management the two countries respectively. Sampling of nonprobabilistic search for convenience and accessibility, consisting of 468 business students, and 272 (58.1%) Brazilians and 196 (41.9%) Portuguese, these 217 (46.4%) and 251 freshman(53.6%) graduates. In the Brazilian sample 272 students, 41.2% are freshmen and 58.8% conluintes Portuguese sample and 53.6% were freshmen and 46.6% graduating. The semistructured questionnaire was used, with the same issues for students from both countries. The questionnaire differ between the type of student, but has the same structure: Part 01 - Personal and biographical data; Part 02 - Survey of raising expectations (11 open questions) and part 3 - Survey lifting stroke of Directors / Management profile and the level of expectation (two closed questions: the first related to the course profile, ten (10) items evaluated the presence or absence of political elements (critical) or professional(technicalities) and the second related to the level of expectation, also with 10 items, both with pre-determined scale. analysis of qualitative data(part II) were tabulated in Word, exported to NVivo, identified nodes (items of higher incidence of responses), the results were represented in "Conceptual Perceptual Maps or Cartography"and "framework set by the author" and quantitative data (part III) were treated by IBM SPSS,the results were presented through cross-frequency tables and graphs to determine whether statistically significant differences existed between the responses was performed the ChiSquare analysis of the reliability of the questionnaire was made of expectations through the window of consistency Cronbach's alpha internal as well as to compare the scores of individual responses between independent groups (country and type of student) the nonparametric MannWhitney)was used. The data collection survey was conducted by the researcher, in Brazil, in the period from March to June 2012 and in Portugal, in May and June 2013, questionnaires to students portugueses.Como results was identified that both in Brazil and in Portugal, freshmen and have a higher number of professional expectations related to administration policy, but not in its entirety. The course of Directors have a technical and professional profile for both brasieliros as for the Portuguese, being among the largest entrant perception of graduates in both countries. So if the student expects a more technical course and the profile of the course will this meeting, the IES meet and contribute to the formation oe student who wait.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23877
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